Estudo diz que professores tendem a dar notas menores para garotas
Mesmo que a presença feminina na área das ciências exatas aumente ano a ano, as mulheres ainda sofrem certos preconceitos nesse meio, predominantemente de homens. Além disso, aquelas que tentam alcançar cargos de chefia acabam, muitas vezes, encontrando dificuldades devido ao machismo.
Um novo estudo, publicado em janeiro pelo National Bureau of Economic Research, indica que esse problema começa desde a infância, quando as garotas são desencorajadas a acreditar que são capazes de fazer contas. A pesquisa sugere que os professores de matemática tendem a dar notas maiores para meninas quando não sabem que estão corrigindo a prova de uma delas.
As informações são do Brasil Post.
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Em 2002, os pesquisadores analisaram três grupos de estudantes do 7º ano ao fim do ensino médio. Os alunos fizeram duas provas cada um em diversas disciplinas. Em uma delas assinaram seus nomes, mas na outra não. Na avaliação “anônima” de matemática, as garotas tiveram notas melhores que os garotos. Mas na prova “identificada”, os meninos foram melhores.
Além disso, na área de línguas não houve diferença de notas entre os sexos nas duas provas. Esse dado levou os estudiosos a concluírem que, em matemática, os professores acabam subestimando as habilidades das meninas e superestimando as dos meninos.