Estudo: florestas urbanas ajudam a salvar vidas nas grandes cidades
Segundo estudo do Cientistas do Serviço Florestal dos Estados Unidos com o Instituto Davey, as árvores podem salvar uma vida por cada ano e reduzir a poluição nas cidades.
O estudo foi realizado com amostras de dez cidades dos EUA: Atlanta; Baltimore; Boston; Chicago; Los Angeles; Minneapolis; Nova York; Filadélfia; San Francisco e Syracuse. A conclusão dos cientistas é que as árvores ajudam no controle de pequenas partículas de poluição, que geram doenças graves no pulmão, aterosclerose acelerado (formação de placas nos vasos sanguíneos), problemas cardíacos, inflamações e morte prematura.
Nova York apresentou os melhores resultados entre florestas urbanas e grandes cidades. A vegetação da cidade salva até oito pessoas por ano.
- Plantar árvores em zonas urbanas pode salvar milhares de vida
- Estudo revela: árvores são benéficas para a saúde de moradores das grandes cidades
- Estudos comprovam que árvores salvam milhares de vidas por ano
- Alternativas verdes, hortas e jardins urbanos surgem nas grandes cidades
Outro dado da pesquisa mostra que as árvores plantadas na cidade, a partir de 2011, reduziram mais de dois mil casos de asma e doenças pulmonares, além de maior assiduidade dos funcionários em seus empregos. O que gerou uma economia financeira de U$ 9,7 milhões dos cofres públicos.
Leia matéria completa no Ciclo Vivo.