Estudo mostra ligação entre ambientes
urbanos e saúde mental das crianças

foto: Shutterstock
Estudo relaciona problemas urbanos com a psicose infantil.

Um novo estudo britânico descobriu que sintomas da psicose infantil podem ser provocados a partir de ambientes urbanos, como os crimes e uma falta de confiança em vizinhos, por exemplo.

A pesquisa – conduzida por Candice Odgers, professora de Psicologia, Neurociência e Políticas Públicas, e por Helen Fisher, professora da faculdade King’s College, em Londres – foi a primeira a determinar especificamente a associação entre os ambientes urbanos e a psicose.

O estudo descobriu que a baixa coesão social e a vitimização criminal, juntas, correspondem a quase um quarto das razões que levam crianças de 12 anos de idade – que vivem em áreas urbanas desde os cinco anos – a desenvolverem sintomas psicóticos.

Segundo Candice Odgers, em entrevista ao The Chronicle, a intenção do estudo era “olhar para dentro de comunidades e ver quais fatores específicos poderiam explicar os motivos de as crianças que crescem em bairros pobres ou urbanos mostrarem os piores resultados de saúde”.

Foto: Shutterstock
Psicose infantil pode estar relacionada aos ambientes urbanos onde vivem as crianças.

Sintomas de psicose são associados com outras doenças mentais, como esquizofrenia, abuso de substâncias, depressão, transtorno de estresse pós-traumático e comportamento suicida, embora os primeiros sintomas de psicose sejam geralmente temporários.

A análise – realizada com 2.232 crianças britânicas desde o nascimento até os 12 anos de idade – constatou que 4,4% dos pesquisados que vivem em áreas não urbanas desenvolveram pelo menos um sintoma psicótico definitivo, enquanto que as crianças urbanas apresentaram 7,4% dos sintomas, quase o dobro.

Especificamente, o estudo examinou os processos sociais de coesão social, controle social, transtornos de vizinhos e vitimização criminal entre bairros. Além de descobrir que uma coesão social mais baixa e a maior vitimização foram associados aos sintomas psicóticos, a análise constatou que grandes desordens – como problemas com vizinhos barulhentos e vandalismo – e conflitos nos quais membros de uma comunidade tomam medidas contra ações indesejadas, também estão ligados ao mesmo diagnóstico.

Para os pesquisadores, este trabalho levanta implicações possíveis para a medicina, que muitas vezes só cogita a família como fator de ligação entre uma criança e a psicose. Os estudiosos ainda sugerem que a descoberta pode ser valiosa para intervenções a problemas como a pobreza.

Com informações de Child in the City.

Veja também:

1 / 8
1
08:30
Intercept: os principais pontos do depoimento de Moro no Senado
O ministro da Justiça, Sergio Moro, prestou esclarecimentos em audiência na CCJ (Comissão de Constituição e Justiça do Senado) sobre …
2
04:04
E se Carlos Bolsonaro fosse gay?
O ex-deputado Jean Wyllys fez uma série de posts em sua rede social apontando que Carlos Bolsonaro, o filho 02 …
3
03:02
Empresas usaram disparos no WhatsApp durante eleição de Bolsonaro
Uma reportagem publicada pela Folha de S. Paulo mostra que empresas brasileiras contrataram uma agência de marketing na Espanha para …
4
01:49
Senado diz não e derruba o decreto de armas de Bolsonaro
O Senado votou na terça-feira, 18, o parecer que pede pela suspensão dos decretos que flexibilizam o porte e a …
5
03:54
Bancada do PSL passa vergonha ao convocar e desconvocar Glen Greenwald
O deputado federal Daniel Silveira (PSL-RJ) apresentou na quarta-feira, dia 12, um requerimento na Comissão de Segurança Pública da Câmara …
6
03:48
O melhor jornal do mundo faz a pior reportagem para Bolsonaro
Essa é a pior reportagem já publicada num jornal estrangeiro contra Jair Bolsonaro. Por dois motivos: saiu no mais importante …
7
03:47
A estranha conexão entre o caso Najila Trindade e Sérgio Moro
O jornalista Gilberto Dimenstein publicou em sua coluna no site Catraca Livre um texto em que conecta dois casos de …
8
03:04
Entendas os possíveis impactos do vazamento das mensagens de Moro
O site The Intercept Brasil divulgou trechos de mensagens trocadas entre o então juiz Sérgio Moro, atual ministro da Justiça, …