Evento reúne pessoas para dançarem enquanto combatem a violência contra a mulher

O “Um Bilhão Que Se Ergue” é um flash mob global que convida todos à ação e à reflexão

No sábado, 16, a cidade de São Paulo receberá a primeira edição do “Um Bilhão que se ergue”, evento realizado ao redor de todo o mundo para combater a violência praticada contra as mulheres.

O cartaz do evento de Recife mostra que a ideia central é se mexer e pensar

Organizado em formato de flash mob, o encontro faz parte de uma iniciativa global chamada One Billion Rising, que promove eventos simultâneos em várias cidades ao redor do globo. Tradicionalmente os encontros acontecem no dia 14 de fevereiro, mas uma votação decidiu que o de São Paulo deveria ser no próximo sábado, no vão livre do MASP.

A iniciativa foi criada pela ativista e autora do livro “Monólogos da Vagina”, Eve Ensler. Vítima de abuso pelo pai na infância, a norte-americana lidera hoje o movimento V-Day, que oferece apoio às mulheres e promove ações criativas para erradicar a violência.

A participação é livre para todas as pessoas. A intenção é “mostrar ao mundo a nossa força coletiva, os nossos números, a nossa solidariedade além das fronteiras”, explica o site oficial do V-Day, “estamos convidando mulheres e aqueles que as amam para se erguer, dançar e demandar o fim da violência”.

O flash mob começa às 14h, mas a partir das 12h serão realizados ensaios da coreografia e também uma oficina de cartazes. No Brasil, a manifestação também está programada para acontecer em Recife, Curitiba e Brasília.

Veja abaixo o vídeo de lançamento do evento, que tem como premissa uma estatística divulgada pelo Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA). Segundo a agência da ONU, uma a cada três mulheres no planeta serão espancadas, coagidas ao sexo ou abusadas de alguma outra forma ao longo de suas vidas, comumente pelo parceiro ou por algum membro da família.

Por Redação