Ex-surfista profissional leva água potável para comunidade
"Uma em cada 6 pessoas no mundo não tem acesso a água potável." (Jon Rose)
Depois de anos dedicados ao surf profissional Jon Rose decidiu fazer algo novo. Criou um projeto chamado Waves for Water para levar água potável até regiões abaladas por tragédias naturais. A ONG desenvolveu uma solução de filtragem simples e barata que foi utilizada inicialmente nos terremotos do Chile e Haiti e nos Tsunamis que atingiram o Japão e a Indonésia.
“Na época em que eu estava encerrado minha carreira como surfista e tentando pensar o que iria fazer depois. Meu pai trabalhava na África, ajudando vítimas de desastres naturais, basicamente tentando levar água potável até as pessoas. Foi então eu decidi que iria a todos aqueles lugares para os quais viajei enquanto era surfista para fazer o mesmo que ele estava fazendo na África.”, conta o ex-surfista.
Waves for Water no Brasil
Agora Jon Rose está no Brasil a convite do SWU (Starts With You – Começa com Você), para realizar um trabalho na comunidade Padroeira II, em Osasco, que vai beneficiar centenas de pessoas com filtros de água potável. A região, próxima à rodovia Castelo Branco, abriga mais de 900 pessoas em 42 casas geminadas e 100 barracos de madeira. O local foi escolhido por uma comissão do SWU, devido à falta de saneamento básico e de acesso a água pura e limpa.
Mas não é a primeira vez que Jon Rose vem ao Brasil. “Já realizei um trabalho em Teresópolis, no Rio de Janeiro, e na Amazônia, no começo do ano”, conta Rose. Ao final da entrevista Jon Rose fez questão de lembrar dados alarmantes. A cada ano, cerca de 3,3 milhões de pessoas morrem por doenças causadas pelo contato ou ingestão de água contaminada. Uma em cada 6 pessoas no mundo não tem acesso a água potável.