Exposições entre o Natal e o Ano Novo

Por: Redação

Cinco programas Catraca Livre para quem vai ficar em São Paulo quiser curtir atividades culturais. É que a Caixa Cultural preparou entre os dias 26 e 30 – nas unidades Sé e Paulista – a exposição “Fotografia e Pintura”. Confira a programação:

“TV”, de Mathieu Bernard-Reymond – a exposição do fotógrafo francês, inédita no país, apresenta 14 fotografias de Bernard-Reymond (tamanho 1m x 1,25m) da serie “TV”. É uma combinação de montagens de cenas noturnas urbanas e imagens extraídas de programas de televisão que abordam a invasão das personagens fictícias do universo televisivo no mundo real da noite dos grandes centros urbanos.

divulgação
Exposição discute assuntos ligados à televisão

“Imagens e Paisagens do Mundo Árabe e o Brasil de Aziz Ab´Saber” – a mostra inédita no Brasil  reúne fotografias do Instituto Árabe de Paris e imagens do acervo do geógrafo Aziz Ab´Saber em países árabes e em viagens pelo Brasil. É uma oportunidade de conhecer aspectos da cultura e do mundo árabe a partir da diversidade dos 23 países que dele fazem parte.

“Encantamento”, foto-instalação de Isabel Gouvêa – a exposição aborda as celebrações para Iemanjá na Bahia. Com curadoria de Sônia Rangel, a exposição é composta de ampliações fotográficas emolduradas, ampliações fotográficas em transparências, projeções de imagens e de alguns objetos, criando um ambiente que remeta o espectador a elementos componentes do mito como submersão, mistério, evocação, dádiva e encantamento.

“Ainda Gente”, pinturas de Juliana Garcia – com curadoria de Ana Vacchiano, a mostra é composta por 12 telas a óleo, de diversos tamanhos, além de quatro painéis produzidos com retalhos e 30 desenhos feitos com nanquim. As obras têm como fio condutor as relações humanas, as situações e objetos envolvidos e a maneira como estes relacionamentos são estabelecidos.

“Ensaio Sobre o Feminino”, pinturas de Inha Bastos – a artista plástica baiana apresenta 24 óleos sobre tela que resgatam a mulher como elemento central e predominante: a mulher dentro do seu mundo, próxima dos personagens de sua relação íntima, acompanhada de crianças, companheiras, desnudando-se provocante e sensual, acolhendo e acariciando outro ser humano, em diversas outras cenas cheias de poesia. Com curadoria de Justino Marinho.

Por Redação