Faça um passeio pelo Parque Guarapiranga
Localizado na zona sul, o Parque Guarapiranga possui quiosques, churrasqueiras, palco, campos de futebol society, pista de cooper, trilha, quadras poliesportivas, playgrounds, praia formada pela represa Guarapiranga e estacionamento. A área do parque abrange cerca de 152.605 metros quadrados.
Fauna
Os peixes da represa atraem, durante os meses de maio a julho, centenas de garças-brancas-grandes, aves migratórias que ocupam determinadas áreas do Parque como dormitório. Na mata podem ser avistadas ainda outras aves como corujas, gaviões, sanhaços, sabiás, bem-te-vis, cambacicas, pequenos répteis como lagartos e boipeva, além de gambás.
Flora
Parte significativa da área do parque é ocupada por um eucaliptal antigo, remanescente de reflorestamento anterior à criação do Parque, entremeado por pequenos bosques de plantas tópicas da Mata Atlântica introduzidas posteriormente pelo projeto paisagístico.
- Conheça o Parque do Descobrimento, um passeio imperdível no Sul da Bahia
- Resort goiano inaugura 1º parque aquático indoor do Centro-Oeste
- Flórida em família: 10 passeios baratos para fazer
- Imersão na vida selvagem: os melhores lugares para observar animais em Bonito
Particularidades
O Parque Guarapiranga situa-se junto à represa de Guarapiranga – nome tupi-guarani que significa lagoa vermelha. A represa foi construída em 1908 pela São Paulo Trainway Light and Power Co. O projeto do Parque foi elaborado pelo escritório Burle Marx e Cia. e tem a importante função de proteger a produção hídrica, minimizando a erosão e a sedimentação, principalmente aquelas que afetam as atividades que dependem da utilização da água e do solo.
As informações são da Prefeitura de São Paulo.