Facebook censura conta da Funai e é acusado de intolerância
A Fundação Nacional do Índio sofreu punição da rede social e ficará sete dias sem pode postar qualquer conteúdo na página
A Fundação Nacional do Índio (Funai) sofreu uma punição do Facebook ao publicar uma foto de mulheres indígenas com os seios à mostra e teve sua conta na rede social bloqueada por sete dias. A medida é polêmica e o órgão acusa a empresa de incorrer em um ato de intolerância aos costumes dos índios.
“O Facebook bloqueou a conta da Funai por publicar uma matéria informativa sobre a promoção de conhecimentos tradicionais associados à biodiversidade, ilustrada com uma fotografia de mulheres Waimiri Atroari, tal como vivem em sua comunidade”, explicou a instituição, em nota divulgada no Instagram.
“Essa atitude de censura não dialoga com a aceitação da diversidade, classificando como nudez o fato de uma mulher indígena não se vestir com trajes que não são de seus costumes. Os ornamentos e suas pinturas são provas mais do que cabais de que, para sua cultura, elas não estão despidas. A Constituição de 88 em seu artigo 231 reconhece os costumes indígenas”, completou a Funai em seu pronunciamento sobre o bloqueio.
- Povos da floresta dão recado ao governo Bolsonaro em campanha
- Facebook bane foto de médico cubano por atividade sexual e nudez
- Crivella é acusado de censurar peça com Jesus travesti no Rio
- Facebook se desculpa após censurar obra de arte de 30 mil anos
Em nota, o porta-voz do Facebook informou que o post foi incorretamente removido e já está disponível. “O acesso à página foi restituído. Pedimos desculpas à Funai pelo ocorrido”, disse o comunicado.