Facebook divulga lista de páginas acusadas de desinformação

Na lista, inúmeras páginas associadas ao candidato à presidência, Jair Bolsonaro (PSL), e ao Movimento Brasil Livre (MBL)

Em meio à polêmica causada pela exclusão de 196 páginas e 87 perfis, realizado no final de julho, o Facebook divulgou a lista de todas as contas que sofreram sanção. O ofício foi enviado ao Ministério Público Federal de Goiás (MPF-GO), que solicitou uma justificativa da empresa.

Apesar disso, o Facebook repetiu a explicação geral, apresentada, inclusive, no dia da exclusão. Na lista de perfis apagados, constam apenas identificação interna e o número do ID.

Varredura, anunciada pelo Facebook no dia 25 de julho, foi considerada “censura” por integrantes do MBL
Créditos: iStock/Getty Images
Varredura, anunciada pelo Facebook no dia 25 de julho, foi considerada “censura” por integrantes do MBL

Rede de desinformação 

No documento, o Facebook alega que as contas “faziam parte de uma rede coordenada que se ocultava com o uso de contas falsas no Facebook”, e ressalta que a ação foi adotada “depois de uma rigorosa investigação que identificou violação direta às nossas políticas de autenticidade”.

Além disso, no dia da varredura, a rede social ressaltou em comunicado que elas “escondiam das pessoas a natureza e origem de seu conteúdo” e, assim, agiam para causar ‘divisão e espalhar desinformação”. Inúmeras páginas e perfis foram associadas ao Movimento Brasil Live (MBL), que acusou a ação de “censura”./Com informações do jornal O Globo.