Facebook se desculpa por barrar foto de modelo plus size em anúncio de grupo feminista
O Facebook pediu desculpas após se recusar a publicar um anúncio com uma modelo plus size usando biquíni por violar sua política de publicidade.
O grupo feminista australiano Cherchez La Femme usou a imagem da modelo Tess Holliday para promover um evento sobre visão positiva do corpo.
Depois que o grupo recorreu, a equipe de anúncios do Facebook inicialmente defendeu a decisão, por escrito, dizendo que a foto não cumpre com a “política de saúde e fitness” da rede social.
- Facebook confunde cebola com seios e barra anúncio: ‘demasiado sexual’
- Facebook bane foto de médico cubano por atividade sexual e nudez
- Mãe é incomodada com anúncios no Facebook, após bebê nascer morto
- Hackers atacam grupo no Facebook de mulheres contra Bolsonaro
“Anúncios como este não são permitidos porque eles fazem os leitores se sentirem mal com eles mesmos”, diz a resposta do Ads Team do Facebook publicada na página do grupo feminista.
Também sugere que uma alternativa mais apropriada seria usar outras imagens como a de alguém “correndo ou pedalando”.
Após autorizar o anúncio, um porta-voz do Facebook disse que “nosso time processa milhões de imagens de anúncios por semana e às vezes comete erros.”
“Para ser claro, a imagem está adequada a nossa política de publicidade. Então agora aprovamos a imagem e pedimos desculpas por qualquer ofensa causada.”
Jessamy Gleeson, uma das produtoras do evento promovido pelo grupo, ficou chocada com a explicação.
“Fiquei furiosa. Eu simplesmente não consegui entender”, disse. “Nós pensamos que era realmente horrível e alienante … Mulheres gordas podem, naturalmente, ser tão desejáveis como qualquer outra pessoa.”
Gleeson disse ainda que não ficou satisfeita com as desculpas e espera que o Facebook reexamine suas políticas e padrões de abordagens ao analisar fotos de mulheres.
Leia a matéria original (em inglês) no Guardian.