FAAP elege os melhores trabalhos do ano
A mostra Anual da Arte, da FAAP, destaca jovens artistas no mercado das artes
No quinto semestre do curso de artes plásticas, André Sztutman já pôde apresentar, este ano, seus trabalhos no Conjunto Cultural Banco do Brasil. Intitulada “Nova Arte Nova”, a mostra buscou traçar um panorama da produção de arte contemporânea na última década, somando também trabalhos de seis novos artistas, incluindo André.
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As obras de André ganham forma durante processo criativo. Aos 22 anos, já teve dois de seus trabalhos expostos e vendidos quase imediatamente.
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Para os novos artistas, o processo intuitivo vem se tornando condição para a criação de uma arte. Julia Armentano, aluna do segundo semestre de artes plásticas e também selecionada para o “41 Anual da Arte”, da FAAP, garante que o processo criativo por qual passou, ao realizar os trabalhos, não surgiu de uma ideia pré-concebida. “É na hora do feito que o trabalho ganha vida”, comenta.
A obra “Princípio I”, é uma colagem que busca discutir a construção de um espaço que não se limita ao enquadramento. “A ideia que quero passar com a obra é de superação do estado pictórico”, coloca.
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Todo ano, a Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP) escolhe aproximadamente 30 alunos para exibir seus trabalhos em diferentes formatos de expressão artística entre elas instalações, gravuras, pinturas, desenhos, colagens, fotografias e vídeo.
Esse ano, o evento comemora a sua quadragésima primeira edição, deixando de ser apenas acadêmico para se integrar ao calendário das arte da cidade. A primeira mostra foi realizada em 1964, revelando futuros nomes que se tornariam importantes para o cenário da arte contemporânea.
Ao todo foram 300 trabalhos inscritos e avaliados por uma comissão constituída por profissionais das artes, como Laura Lima, Marcio Harum, Marcos Moraes e Rodrigo Moura. Serão entregues aos alunos bolsas de estudos de 90%, 75% e 60%.
O objetivo do prêmio é incentivar a produção artística dos alunos, além de criar um espaço de reflexão a partir de novas ideias e percepções sobre a arte, tendo como ferramenta e interface a educação.