FAAP elege os melhores trabalhos do ano

A mostra Anual da Arte, da FAAP, destaca jovens artistas no mercado das artes

Por: Catraca Livre

No quinto semestre do curso de artes plásticas, André Sztutman já pôde apresentar, este ano, seus trabalhos no Conjunto Cultural Banco do Brasil.  Intitulada “Nova Arte Nova”, a mostra buscou traçar um panorama da produção de arte contemporânea na última década, somando também trabalhos de seis novos artistas, incluindo André.

divulgação
Obra de André Stuzman para Jornal Tópico

___________________

As obras de André ganham forma durante processo criativo. Aos 22 anos, já teve dois de seus trabalhos expostos e vendidos quase imediatamente.
___________________

Para os novos artistas, o processo intuitivo vem se tornando condição para a criação de uma arte. Julia Armentano, aluna do segundo semestre de artes plásticas e também selecionada para o “41 Anual da Arte”, da FAAP, garante que o processo criativo por qual passou, ao realizar os trabalhos, não surgiu de uma ideia pré-concebida. “É na hora do feito que o trabalho ganha vida”, comenta.

A obra “Princípio I”, é uma colagem que busca discutir a construção de um espaço que não se limita ao enquadramento. “A ideia que quero passar com a obra é de superação do estado pictórico”, coloca.

Pedro Vertulli / FAAP
Obra "Princípio I", de Julia Armentano

Todo ano, a Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP) escolhe aproximadamente 30 alunos para exibir seus trabalhos em diferentes formatos de expressão artística entre elas instalações, gravuras, pinturas, desenhos, colagens, fotografias e vídeo.

Esse ano, o evento comemora a sua quadragésima primeira edição, deixando de ser apenas acadêmico para se integrar ao calendário das arte da cidade. A primeira mostra foi realizada em 1964,  revelando futuros nomes que se tornariam importantes para o cenário da arte contemporânea.

Pedro Vertulli / FAAP
Obra de Vick Garaventa

Ao todo foram 300 trabalhos inscritos e avaliados por uma comissão constituída por profissionais das artes, como Laura Lima, Marcio Harum, Marcos Moraes e Rodrigo Moura. Serão entregues aos alunos  bolsas de estudos de 90%, 75% e 60%.

O objetivo do prêmio é incentivar a produção artística dos alunos, além de criar um espaço de reflexão a partir de novas ideias e percepções sobre a arte, tendo como ferramenta e interface a educação.

Pedro Vertulli / FAAP
Obra de Fernando Bueno Figueiredo