Fake news: foto de ato pró-Bolsonaro em Copacana é falsa

O registro foi feito em 2013 durante a Jornada Mundial da Juventude, que reuniu quase um milhão de fiéis para acompanhar o Papa Francisco

01/10/2018 15:54 / Atualizado em 05/05/2020 11:57

A foto da suposta manifestação em apoio a Bolsonaro é de 2013
A foto da suposta manifestação em apoio a Bolsonaro é de 2013 - Reprodução

Após manifestações contra e a favor do candidato à Presidência pelo PSL, Jair Bolsonaro, circula nas redes sociais a foto de uma multidão na praia de Copacabana, no Rio de Janeiro, que supostamente seria um ato de apoio ao deputado federal neste domingo, 30. A imagem, no entanto, é fake news.

Usuários do Facebook solicitaram, por meio do projeto de verificação de notícias da rede social, que essa foto fosse analisada. De acordo com informações da Agência Lupa, a seguinte frase acompanhava a publicação: “Copacabana 30/09 hoje tomada Bolsonaro já no 1º turno 17”.

Segundo a Lupa, a imagem não foi adulterada, porém, é antiga. O registro foi feito em 2013 durante a Jornada Mundial da Juventude, que reuniu quase um milhão de fiéis para acompanhar o Papa Francisco na cerimônia de abertura do evento. O papamóvel, inclusive, aparece em meio ao povo.

No último domingo, 30, milhares de pessoas fizeram atos pró-Bolsonaro em pelo menos 27 cidades. O Rio de Janeiro fez parte do movimento #EleSim, em oposição ao #EleNão, organizado por mulheres em centenas de cidades no Brasil e no mundo.

As fotos aéreas do encontro em Copacabana mostram que o volume de participantes é muito menor do que o da imagem checada pela reportagem. Veja abaixo:

As fotos reais da manifestação mostram um número bem menor de pessoas
As fotos reais da manifestação mostram um número bem menor de pessoas - Reprodução / G1

Acompanhe outros conteúdos ligados às eleições deste ano nesta página especial