Fantasia de Nega Maluca no ‘Mais Você’ repercute na internet

12/12/2016 16:17 / Atualizado em 13/05/2025 14:55

Nesta segunda-feira, dia 12, o quadro “Jogo de Panelas”, do programa “Mais Você”, da TV Globo, estreou sua 21ª edição com um dos participantes fantasiando-se de Nega Maluca, prática racista que reforça o estereótipo das mulheres negras.

O barbeiro William, anfitrião da disputa, preparou um jantar com o tema “Sexo Oposto”, no qual os convidados deveriam se vestir a caráter, e ele então decidiu vestir-se de peruca black power, vestido vermelho, além de pintar o rosto com tinta preta.

Blackface no programa ‘Mais Você’
Blackface no programa ‘Mais Você’

A fantasia, no entanto, é uma versão brasileira do blackface, que serve tanto como estereótipo racista quanto como uma forma de exclusão das pessoas negras.

“Uma mulher negra com cabelo crespo comumente ouve piadas e é discriminada e, no carnaval, a mesma pessoa que ridiculariza nossos cabelos quer se vestir de “nós” para seguir ridicularizando”, diz a pesquisadora Djamila Ribeiro no artigo “Mulher negra não é fantasia de carnaval“.

O participante justificou-se afirmando que “tudo que fala de diversidade traz alegria”. Confira o que internautas estão comentando sobre o assunto: