Últimas notícias:
Loading...

Febraban adverte sobre golpes e links falsos do Desenrola Brasil

Federação Brasileira de Bancos destaca a necessidade de cuidados para evitar golpes no programa de renegociação de dívidas; veja dicas

A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) emitiu uma nota de advertência sobre golpes relacionados ao Programa Desenrola Brasil. A entidade destaca que criminosos podem se aproveitar do programa para aplicar golpes por meios de links falsos e técnicas para enganar os usuários para obter dados confidenciais e realizar transações financeiras fraudulentas.

Para evitar cair em golpes, a Febraban orienta que os interessados em renegociar suas dívidas busquem informações apenas nos canais oficiais dos bancos que participam do programa, como agências, internet banking ou aplicativos bancários já conhecidos.

Febraban adverte sobre golpes e links falsos do Desenrola Brasil
Créditos: Marcello Casal Jr./Agência Brasil
Febraban adverte sobre golpes e links falsos do Desenrola Brasil

A organização enfatiza que não envia comunicações para renegociação de dívidas pelo Programa Desenrola Brasil. Caso os clientes recebam mensagens com logotipo da entidade ou de bancos, a orientação é descartá-las.

Em caso de negociações através do internet banking, é recomendado que o próprio usuário digite o endereço da instituição financeira para acesso seguro.

Além disso, é aconselhável verificar cuidadosamente os boletos no momento do pagamento, assegurando que estão sendo feitos para a instituição financeira em questão.

Abaixo, veja as dicas de segurança da Febraban para diferenciar sites legítimos de falsos:

1. A principal dica é: verifique atentamente o endereço do site. Muitas vezes, o golpista usa domínios com grafia parecida com a empresa pela qual ele está tentando passar.

2. Nunca clique em links em e-mails, SMS, WhatsApp ou resultado de site de busca. Digite o endereço da empresa direto no navegador.

3. Verifique o layout – se há erros de grafia, uso excessivo de maiúsculas ou caracteres especiais, layout mal formatado.

4. Cuidado com selos de segurança– em alguns casos, o golpista usa de elementos visuais que passam confiança como selos de segurança.

Regras para participar do Desenrola Brasil

Dinheiro, Real Moeda brasileira
Créditos: José Cruz/Agência Brasil
Dinheiro, Real Moeda brasileira

De acordo com portaria publicada no Diário Oficial da União, há dias faixas para adesão do programa.

  • Faixa 1 – para quem tem renda mensal de até dois salários mínimos, o que atualmente soma R$ 2.640: podem ser renegociadas todos os tipos de dívidas, incluindo as de consumo, como água, luz, telefone.
  • Faixa 2 – devedores com renda mensal de até R$ 20 mil: para esse grupo, não podem ser renegociadas dívidas do programa dívidas de crédito rural; dívidas que possuam garantia, equalização de juros pela União, entidade pública ou aporte de recursos públicos; e dívidas que não tenham risco de crédito assumido.

Quais são os benefícios do Desenrola Brasil?

  • Facilidade de renegociação de dívidas de pessoas físicas em ambiente virtual
  • Elimina intermediário na renegociação de dívidas
  • Reduz custos de transação
  • Viabiliza descontos