Federação Inglesa cria campanha para denunciar sexismo no futebol

O caso da médica principal da equipe de futebol Chelsea está ganhando repercussões mundiais.  Na última quinta-feira, um vídeo divulgado pela BBC, mostra Eva Carneiro sendo insultada pela torcida rival com músicas sexualmente abusivas enquanto fazia um atendimento a um jogador no campo.

As imagens mostram torcedores das partidas contra o Manchester City e do Manchester United provocando Eva. No vídeo, os fãs do esporte cantam músicas obscenas e pedem para a médica tirar a blusa. O acontecimento fez com que a Federação Inglesa de Futebol unisse forças para acabar com o abuso sexista no futebol.

Com 41 anos, Eva trabalha no time desde 2009
Créditos: © PA
Com 41 anos, Eva trabalha no time desde 2009

A entidade está encorajando torcedores a denunciarem casos de sexismo do futebol inglês a partir de uma campanha nos estádios.  Para isso, disponibilizou um número e um contato de e-mail para os torcedores fazerem a denúncia anonimamente.

Grupos antidiscriminação de sexo

Dados do “Women in Football” e “Kick It Out”, grupos antidiscriminação de sexo no futebol, reportaram que apenas nessa temporada de jogos britânicos, foram registrados 25 casos de comportamentos machistas contra dois da temporada de 2014.

Veja o vídeo em que torcedores pedem para Eva levantar a blusa:

Leia a matéria, em inglês, completa.