‘Feminário’ lança ponto de cultura itinerante

25/05/2015 16:34 / Atualizado em 07/05/2020 10:26

Mesas de debates, oficinas, saraus e performances artísticas com uma perspectiva feminista… ficou curioso? No Dia Internacional de Ação pela Saúde da Mulher, dia 28, o projeto Ponto de Cultura Feminista: corpo, arte e expressão é lançado na Casa de Cultura Mario Quintana, CCMQ. A programação se estende até o dia 24 de junho. A entrada é Catraca Livre.

Crianças representando no evento Semana da Restinga: Ponto de Cultura Feminista: corpo, arte e expressão na Esplanada
Crianças representando no evento Semana da Restinga: Ponto de Cultura Feminista: corpo, arte e expressão na Esplanada

Coordenado pela ONG Coletivo Feminino Plural, o trabalho busca criar um espaço para a integração de artistas e produtoras com forte presença cultural, inseridas em diferentes áreas de atuação, além de promover ações de formação e difusão da arte e da cultura.

No lançamento, o feminário ‘Por uma cultura feminista: transformar o mundo transformando a si mesm@s’ firma o início das atividades do Ponto. O projeto percorre lugares por onde as suas integrantes atuam e se articulam em parcerias, favorecendo as expressões locais e compartilhando ideias, tendo como foco as meninas que moram no Bairro Restinga.

Representantes do Ministério da Cultura e da Secretaria Estadual da Cultura RS marcam presença no evento, assim como personagens da Frente Nacional de Mulheres no Hip Hop e as artistas Carolina Pommer e Mirela Kruel.

Com início às 18h30, a programação do dia 28 começa com a performance ‘Aterro’, da artista Andressa Cantergiani. Já às 19h, ocorre a mesa de abertura e o lançamento do projeto, que vem acompanhado da divulgação da Carta das Mulheres com deficiência, do Coletivo Inclusivass e do almanaque “Ah…então sou feminista!”, da Rede Feminista de Saúde e Direitos Sexuais e Reprodutivos.

Além do lançamento do Ponto, quatro oficinas de temas variados são oferecidas ao público interessado. No entanto, as vagas são limitadas e as incrições devem ser feitas pelo e-mail  pontodeculturafeminista@gmail.com. A agenda do ‘Feminário’ também conta com uma mesa de debate com convidados especiais, no dia 10 de junho, às 19h, com o tema ‘Corpo, autonomia e expressão numa perspectiva feminista’.

Confira abaixo a programação:

Lançamento do Ponto de Cultura feminista: arte, corpo e expressão

18h30 – Performance “Aterro” de Andressa Cantergiani

19h – Mesa de abertura e Lançamento do Projeto Ponto de Cultura Feminista: corpo, arte e expressão – Lançamento da Carta das Mulheres com deficiência do Coletivo Inclusivass e Lançamento do Almanaque da Rede Feminista de Saúde e Direitos Sexuais e Reprodutivos.

30/5

Oficina “Arte numa perspectiva feminista” 

10h às 12h – Taís Ritter Dias (educadora das artes visuais), Roberta Mello e Maria Fernanda Viegas(jornalista e educadora da ONG Cirandar)

14h às 17h – Malu Viana (MC e ativista da Frente Nacional de Mulheres no Hip Hop) e Andressa Cantergiani (atriz/performer)

Local: Sala A2B2, da Casa de Cultura Mario Quinta

10/6

Mesa “Corpo, autonomia e expressão numa perspectiva feminista”

Às 19h com os convidados: Maria Luisa de Oliveira, mestre em saúde Coletiva e integrante da Plataforma Brasil de Direitos Humanos/ONG Sempre Mulher, Rose Castilhos, autora da campanha por uma Convenção dos Direitos Sexuais e Direitos Reprodutivos/Ilê Mulher, Carol Santos, Coordenadora do Grupo Inclusivasde Mulheres com deficiência, Maria Fernanda Geruntho Salaberry, do Coletivo de Mulheres da UFRGS, Rede Relações Livres e Marcha das Vadias e André Musskopf, da Escola Superior de Teologia.

Local: Sala A2B2, da Casa de Cultura Mario Quinta

13/6

Oficina “ Corpo, autonomia e expressão numa perspectiva feminista”

10h às 12h: “O corpo numa perspectiva antropológica”, com Fernanda Tussi (antropóloga); “Corpo violado, violência e saúde mental”, com Carol Mombach (estudante de psicologia);

14h às 17h: “O corpo da dança”, com Ceia Santos (Bgirl), e “Corpo: do estético ao político a partir do uso de turbantes”, com Vanessa Silva – é necessário levar tecidos para fazer turbantes.

17/6

Oficina de trabalho com tema “Expressão”

19h: perspectivas teóricas de vídeo com Mirela Kruel (diretora de cinema)

[tab:24/6]

Oficina de trabalho com tema “Expressão”

19h: Oficina prática de vídeo (ministrante a confirmar)

Local: Sala A2B2, da Casa de Cultura Mario Quintana.

[tab:END]