Fernanda Montenegro manda a real para os críticos da lei Rouanet
Durante a premiação dos Melhores do Ano no "Domingão do Faustão", uma das maiores atrizes brasileiras fez um desabafo contundente: "não somos corruptos"
Na noite desta domingo, 9, o “Domingão do Faustão” premiou, como de costume, os “Melhores do Ano”, celebridades que se destacaram na música e na teledramaturgia da TV Globo ao longo de 2018. A atriz Fernanda Montenegro não concorreu em nenhuma categoria, mas junto com Adriana Esteves e Marieta Severo receberam o prêmio “Personagem do Ano”.
Ao ganhar o troféu, a atriz de 89 anos, indicada ao Oscar de Melhor Atriz pelo filme “Central do Brasil”, em 1999, aproveitou o espaço para fazer um discurso contundente sobre a lei Rouanet, e viralizou nas redes sociais.
“Nós somos de uma profissão digna. Nós somos parte de uma cultura teatral milenar. Não é possível fazerem de nós, gente de palco, atores de televisão e de cinema, os responsáveis pela derrocada econômica deste país. Não somos corruptos. Não somos responsáveis pela crise de corrupção pela qual este país está passando. Estende-se por esse país uma visão negativa, torpe, agressiva em cima de nós. Não somos responsáveis pela corrupção deste país através da lei Rouanet. É preciso que busquem as gangues onde elas estão. Eu aproveito esse seu programa de tanta popularidade, onde você hoje apresentou dezenas de atores e atrizes, que não somos corruptos. Eu sei que há uma terra de ninguém, que é a internet. Então, nós temos que, de uma maneira palpável, se posicionar. Somos dignos, temos uma profissão extraordinária. Tenho certeza que pra nós é a maior profissão deste mundo. Podemos não ser prioritários, mas temos uma profissão libertária nos nossos palcos, nos nossos programas de TV ligados à dramaturgia. É uma busca constante de amplidão do imaginário, da sensibilidade, e isso nos leva a uma integração de nação, de cultura. Não somos corruptos, não somos isso que, assim de uma forma agressiva, nos jogam brutalmente. Não somos ladrões diante da lei Rouanet. Procurem nos verdadeiros buracos os corruptos deste país.”
-
Mas, afinal de contas, o que é a lei Rouanet?
A discussão sobre a lei Rouanet começou durante a campanha presidencial de Jair Bolsonaro (PSL), em que aconteceram diversas acusações contra artistas dos mais diversos palanques. A lei Rouanet tornou-se mais um dos focos de propagação de fake news e desinformação em 2018.
Portanto, vamos aprender sobre o que ela realmente representa para o Brasil e para a classe artística brasileira?