Fernando Haddad visita Favela do Moinho e promete obras de saneamento e iluminação

Moradores reivindicam direito de morar no centro da cidade

19/12/2014 11:54 / Atualizado em 04/05/2020 16:42

Local é uma das últimas favelas do centro da cidade e moradores direito de morar na região
Local é uma das últimas favelas do centro da cidade e moradores direito de morar na região

Na quinta-feira, 18, o prefeito de São Paulo, Fernando Haddad (PT), visitou a Favela do Moinho (região central de São Paulo) e anunciou que o local receberá obras de iluminação pública e saneamento básico a partir do final de janeiro.

Segundo informações da Folha, as obras devem demorar dez meses.

A visita de Fernando Haddad aconteceu após um protesto de moradores da favela durante a inauguração de um memorial aos mortos e desaparecidos durante a ditadura militar. (ver vídeo abaixo).

Sobre a Favela do Moinho

A Favela do Moinho possuí cerca de mil famílias. Desde o ano passado, existe um programa para transferir os moradores para um condomínio popular que está sendo construído na ponte dos Remédios, marginal Tietê.

Muitos moradores não aderiram ao programa pois defendem o direito a moradia no local e trabalham próximo ao centro da cidade.

Nos últimos três anos, a Favela do Moinho sofreu com ao menos dois incêndios.

No encontro, o prefeito também explicou que o terreno é do governo federal e está em disputa judicial. O terreno foi comprado em um leilão por uma empresa. O pregão foi cancelado e a área devolvida. Depois, a empresa entrou na Justiça para reaver a área.

Os moradores já apresentaram um projeto de habitação popular para o local e cobravam promessas de Fernando Haddad feitas durante as eleições.

Com informações da Folha.