Festa dos Pátios é colírio para os olhos e poesia para alma

Concurso incentiva moradores a decorar suas janelas e fachadas com plantas e flores

Apesar do conturbado momento de extrema intolerância em que vivemos – com recorrentes manifestações reacionárias e antidemocráticas sendo explicitadas nas diferentes plataformas de comunicação, seja nas Américas ou em países da Europa, ainda é possível encontrarmos ao redor do mundo belos exemplos de cidadania, gentileza e de real preocupação com o presente que vivemos e com o legado que deixaremos para os nossos jovens e crianças.

Uma dessas iniciativas louváveis e inspiradoras que agrega pessoas e valoriza o meio ambiente, valores estes que bem refletem a missão do projeto Gentilezas Verdes – é a Festa dos Pátios, de Córdoba. O evento anual realizado na aprazível cidade espanhola sempre no mês de maio busca escolher e premiar os vasos e arranjos mais bonitos expostos nas janelas e nos pátios das residências locais durante a primavera.

 

Ao longo do ano nem sempre os pátios são acessíveis, por serem propriedade privada, mas durante o grande festival, eles ficam abertos para que todos se encantem com tamanha beleza e charme.

Durante as duas semanas de duração do Festival (2 a 15 de maio), os moradores da cidade abrem seus pátios – especialmente decorados para a ocasião – para turistas e entusiastas de tais iniciativas. Além da hospitalidade dos anfitriões, o festival reserva aos seus visitantes espetáculos gratuitos de flamenco e comida tradicionais da região.

 

Pelas belas fotos do festival, dá para perceber que os moradores de Córdoba se empenham bastante na hora de decorar suas grades de ferro e fachadas com vasos de gerânios, cravos e jasmins, tornando delicioso o cheiro que se espalha pelas ruas da cidade.

O vencedor com a mais bela e conservada decoração é contemplado não só com dinheiro, mas com bastante prestígio reconhecido na cidade. A tradição de pátios decorados, alguns datados no século X, vem dos árabes, que pensaram nisso como solução para refrescar o clima seco, tornando esses lugares perfeitos para reunir a família e fugir do calor.

Em 2012 o Festival dos Pátios foi declarado como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela Unesco.

E aí, já fez a sua Gentileza Verde hoje?