Fim do Ministério da Cultura? Tem gente mobilizada contra isso

Um dos primeiros atos do presidente interino Michel Temer foi incorporar o Ministério da Cultura (MinC) ao Ministério da Educação. Assim, a pasta responsável pelo fomento e estímulo às manifestações artísticas no Brasil deixa de existir de forma autônima. Por isso, artistas, produtores, ativistas, trabalhadores da cultura e cidadãos em geral estão assinando uma petição criada na plataforma Change.org pela paulistana Mariane Bonarde para que o MinC não seja extinto.

O abaixo-assinado está em www.change.org/FicaMinC.

Gilberto Gil foi ministro da Cultura de 2003 a 2008

Artistas como o ator Wagner Moura e a cineasta Anna Muylaert também se pronunciaram sobre o assunto, reforçando a importância da existência do Ministério da Cultura. De acordo com o texto enviado pela criadora do abaixo-assinado para todos que apoiam a causa até o momento, a fusão das pastas que zelam constitucionalmente pelos desafios da educação brasileira com a das políticas culturais estruturantes, vão na contramão do que acontece nas grandes democracias do mundo. Em resposta à necessidade de redução de gastos públicos, o texto argumenta que “o corte é mero aceno ideológico, não será um ato em beneficio da saúde econômica de governo, em se tratando do Ministério da Cultura, cujo orçamento é pequeno, o impacto na finanças é irrisório”.

Em parceria com Change.org (Oficial)

O maior portal de petições online do Brasil. São 329 milhões de pessoas fazendo a diferença em 196 países e 26 milhões só no Brasil.

Este conteúdo - assim como as respectivas imagens, vídeos e áudios - é de responsabilidade do usuário Change.org Brasil

A Catraca Livre disponibiliza espaço no site para que qualquer interessado possa contribuir com cidades mais acolhedoras, educadas e criativas, sempre respeitando a diversidade de opiniões.

As informações acima são de responsabilidade do autor e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.