Flores eficientes no combate à dengue são plantadas em canteiros
A crotalária juncea é uma bela flor amarela que possui uma função que pode ajudar (e muito) no combate ao mosquito Aedes aegypti, responsável pela transmissão de doenças como dengue, chikungunya e zika vírus.
Estudos indicam que a planta atrai a libélula – inseto que é um dos principais predadores do mosquito. Em São Gonçalo, por exemplo, o grupo de voluntários do projeto Active Citizens, do Conselho Britânico, planeja plantar mudas da planta nos canteiros da cidade.
A iniciativa ganhou tanta força que se tornou projeto de lei no município, de modo que até mesmo profissionais da área da Saúde apoiaram a ação.
- Surto de dengue no Brasil: os sintomas, como transmite e tudo sobre a doença
- Estudo surpreende com descoberta sobre dengue na gravidez
- Ministério da Saúde amplia distribuição de vacinas contra a Dengue
- Dengue e a relação com queda de cabelo que você precisa saber
A previsão é que as plantações de crotalária – bancadas inicialmente pelo Conselho Britânico -, comecem no início de janeiro. Em entrevista ao diário Extra, Leila Araújo – pedagoga do Instituto de medicina UERJ e líder do Active Citizens em São Gonçalo – afirmou que há estudos sendo elaborados na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia que também sinalizam a eficácia da planta para esta causa.
Com informações do diário Extra.