Florianópolis ganha ponto de ônibus com energia solar e teto verde
Não dá para ficar no ponto aguardando o ônibus em estar ligado no smartphone, não é mesmo? E se a bateria acabar?. Bom, para dar mais conforto aos usuários do transporte coletivo, Florianópolis (SC) iniciou um projeto inovador. Trata-se de um ponto de ônibus que gera energia solar para carregar os celulares dos usuários enquanto eles esperam a hora de embarcar. O ponto de ônibus também armazena água da chuva para irrigar seu telhado verde.
A estrutura foi planejada pela Associação Comercial e Industrial de Florianópolis (Acif) e foi inaugurada neste dia 8 de dezembro. O ponto tem 9,8 m² e quatro nichos para carregamento de celulares. Apesar das comodidades adicionadas ao ponto de ônibus, seu papel principal não foi esquecido: também haverá um painel para informar sobre as linhas que param ali e um espaço para deficientes físicos se abrigarem.
Foram utilizadas chapas de maneira plástica feitas de material reciclado e produzidas no Presídio Agrícola de Palhoça no forro da cobertura e os bancos. O teto verde é mantido com água recolhida pelo sistema próprio de captação de água da chuva ajudar a amenizar o calor. A energia gerada pelas placas fotovoltaicas, além de alimentarem os nichos carregando celulares, também será usada para iluminar o ambiente. O sistema possui autonomia de três dias e poderá reservar até 180 litros de água para a irrigação do teto verde.
- Top 5 destinos de verão para viajar em janeiro no Brasil
- Naoshima, Teshima e Inujima, as ‘ilhas de arte’ do Japão
- 10 dias em Cuba: roteiro imperdível com o que você não pode deixar de conhecer
- Ilha Grande em 3 dias: O roteiro definitivo para sua aventura
A ideia de fazer a parada ecossustentável foi baseada em outros projetos observados pelo Núcleo de Paisagismo na Alemanha e em Nova York.
Apesar da aprovação, a Secretaria de Mobilidade informou que não há como implantar o modelo nas demais localidades da cidade com verba pública, pelo alto custo. Segundo a Prefeitura de Florianópolis, uma parada de ônibus convencional tem o custo de R$ 10 a 12 mil para o município. A Associação Comercial e Industrial de Florianópolis (Acif), responsável por desenvolver o projeto com verba de outras 18 empresas, não divulgou o valor total do investimento, mas informou ser superior ao custo dos convencionais.
Gostou? Deixe seu comentário e aproveite para visitar nosso site e curtir nossa fanpage no Facebook.