Fnac Pinheiros recebe discussão sobre os 122 anos do fim da escravidão
Dia 13 de maio, das 19h às 21h, Fnac Pinheiros recebe uma discussão que aborda as mudanças da sociedade brasileira, depois dos 122 anos da abolição da escravatura, comemorada em 2010. O debate é produzido pela Pílula de Cultura Feira Preta.
__________________
Casa das Caldeiras faz discussão sobre o assunto
__________________
- FlixBus lança mega promoção com passagens a partir de R$ 14,99
- Mais da metade dos homens ignora primeiros sinais de incontinência urinária, revela pesquisa
- DIO abre 4 mil vagas em curso gratuito de machine learning
- A maior causa de morte no mundo: saiba como se proteger dessa doença
Será apresentado o filme mudo “Nego Tudo”, produzido pela Cia Os Crespos, dirigido pelo premiado Leandro Godinho. A estética do curta é baseada no filme “O Nascimento de uma Nação”, titulo original “The Birth of a Nation” um dos filmes mais populares da era do cinema mudo. Porém, ele glorifica a escravatura e justifica a segregação racial, em linha com o movimento intelectual denominado Lost Cause. O curta é uma provocação diretamente da fala do Senador Demóstenes Torres na assembléia pública sobre a inconstitucionalidade em torno das cotas raciais nas universidades.
____
Saiba mais sobre a Abolição da Escravatura
____
O público será convidado a interagir com o bate papo com os atores da Cia Os Crespos, tendo como tema o documentário apresentado. Além de intervenção de dança e percussão com o grupo Cangarussu que apresentará um repertório variado de elementos da musicalidade brasileira e passando por maracatus, ritmos de candomblé, toques africanos, samba-duro, afoxés. O grupo traz releituras e arranjos que exprimem o que há de mais puro na formação cultural brasileira: a sua grande mistura.