Formatura de alunos ribeirinhos é incentivada por campanha no Kickante

Curso permite que ribeirinhos empreendam dentro da reserva, ajudando a proteger a floresta nativa

Dinheiro será revertido para formatura dos alunos | Foto: Edelson Moura

Alunos amazonenses  lançaram uma campanha de Crowdfunding no site Kickante para apoiar a realização da formatura da primeira turma do Curso Técnico em Produção Sustentável em Unidades de Conservação (UCs). O curso permitirá que os ribeirinhos tenham empreendimentos sustentáveis dentro da Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) Uacari, ajudando a proteger a floresta nativa da região.

A cerimônia acontecerá no próximo dia 27 de em novembro no Núcleo de Conservação e Sustentabilidade (NCS) Bauana, construído às margens do Rio Juruá, em uma das regiões mais isoladas do Amazonas.

Contribua!

São várias cotas de doação, que incluem recompensas como adesivos, broches e canetas sustentáveis da Fundação Amazonas Sustentável (FAS), além de bolsas confeccionadas por artesãs da região do Rio Negro. Os doadores também terão seus nomes grafados em uma placa a ser instalada no NCS Bauana. A campanha se encerra no próximo dia 14 de novembro.

Sobre o curso

O curso objetiva formar técnicos em produção sustentável para suprir a demanda de trabalho local, e permitir a atuação técnica nas comunidades da reserva. Ele tem duração de dois anos e é voltado a alunos de UCs com ensino médio completo.
A formação dessa primeira turma tem um valor simbólico para o Rio Juruá.

Foram anos de lutas contra os patrões dos seringais, que exploraram o látex naquela região. Agora, com novos técnicos nascidos na comunidade, todo conhecimento será utilizado na melhoria do lugar onde vivem, em um novo tempo para os moradores do Médio Juruá.

A ação é fruto de uma parceria com CETAM, o Centro Estadual de Unidades de Conservação (CEUC), o Serviço Brasileiro de Apoio à Micro Instituto Chico Mendes de Biodiversidade (ICMBio), a Associação de Produtores Rurais de Carauari (Asproc), a Associação de Moradores da RDS Uacari (AMARU), e do Conselho Nacional dos Seringueiros (CNS), com Prefeitura Municipal de Carauari.
O Núcleo do Bauana tem como mantenedores da HRT Oil & Gas, Natura, Coca-Cola Brasil e Videolar. O Programa de Educação e Saúde da FAS é mantido com apoio da Samsung.

A RDS Uacari dista 634 km de Manaus, o que equivale a três dias de barco da capital amazonense. Para vencer o desafio logístico, os módulos foram realizados em alternância, com os alunos vivendo 15 dias no alojamento construído no Núcleo.