Fórum Fale Sem Medo aborda o tema “violência contra a mulher no ambiente universitário”
Como parte das atividades do movimento 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres, o Instituto Avon realiza, no dia 3 de dezembro, a 3ª edição do Fórum Fale Sem Medo, um dos maiores encontros do país que discutem questões ligadas à violência contra a mulher. A partir das 13h, no Espaço Infinito.
Dessa vez, a temática será a violência contra a mulher no ambiente universitário. O evento é gratuito e pela primeira vez aberto ao público. Durante o dia serão apresentados alguns dados sobre uma pesquisa que retrata a violência contra a mulher no contexto universitário, além de um debate com diversos especialistas. Os interessados em participar devem se inscrever pelo site.
O debate, mediado pela jornalista Astrid Fontenelli, trará painelistas como Ana Luiza Cunha, integrante do coletivo feminista Geni, da Faculdade de Medicina da USP, criado como resposta à violência que ocorre nos ambientes universitários; Silvia Chakian, Promotora de Justiça, Secretária Executiva e Coordenadora do Grupo de Atuação Especial de Enfrentamento à Violência Doméstica (GEVID) do Ministério Público Estadual de São Paulo; Débora Diniz, professora da Universidade de Brasília e pesquisadora da Anis – Instituto de Bioética Direitos Humanos e Gênero e, por fim, Ana Flávia d’Oliveira, docente da Faculdade de Medicina da USP e uma das organizadoras do movimento Quem cala consente?, rede de apoio a vítimas de violência dentro da instituição.
- Fernando de Noronha sedia fórum sobre sustentabilidade e turismo
- UFSCar abre vagas no programa gratuito ‘Futuras Cientistas’ para formar jovens mulheres em ciência e tecnologia
- Saúde mental da mulher é pauta da cultura no mês de setembro em São Bernardo do Campo
- Inspirado nas clínicas públicas de Freud, projeto Favela de Psicanálise populariza formação terapêutica
O Fórum Fale Sem Medo traz, ainda, Jackson Katz, Ph.D., educador, ativista, cineasta e teórico cultural internacionalmente reconhecido por sua atuação e ativismo pioneiro em questões de gênero e violência contra a mulher. Katz foi um dos fundadores, em 1993, do programa Mentores para Prevenção da Violência (MVP na sigla em inglês) do Centro para o Estudo do Esporte na Sociedade, da Northeastern University. O MVP é um programa multirracial e multigênero, sendo um dos mais duradouros e influentes programas de prevenção de abusos sexuais e de relacionamento em escolas, universidades, e em ambientes com atividades esportiva e militar nos Estados Unidos e em outros países.
Durante o evento haverá, ainda, uma equipe para esclarecer dúvidas sobre como buscar ajuda ou orientar mulheres em casos de violência, com a presença de representantes do Ministério Público do Estado de São Paulo e a Defensoria Pública do Estado de São Paulo.
Confira a programação:
13H – Highlitghs da Pesquisa “Violência contra a mulher na universidade”
14H – Palestras
15H – Debate
15h30 – Palestra Jackson Katz
17H – Encerramento
Inscrições gratuitas: http://www.institutoavon.org.br/forumfsm