Fotografias mostram rotina precária de boxeadores cubanos

Por: Redação

Celebrando os 50 anos da Revolução Cubana, a mostra “Cubanos: Povo de Luta”, com imagens feitas pelo fotógrafo João Correia Filho, fica em cartaz no Sesc Vila Mariana (região sul da capital paulista) de 14 de janeiro a 15 de fevereiro.

Em 15 fotos coloridas, tiradas em março de 2008, João retrata as condições inusitadas e precárias em que o boxe é praticado no país.

As imagens foram registradas na pequena academia Rafael Trejo, no bairro de Habana Vieja, na capital cubana, onde crianças e jovens de 10 a 15 anos aprendem a lutar usando pesos feitos de garrafas plásticas cheias de areia e fazendo exercícios realizados numa velha arquibancada de madeira. Nesse contexto, falta dinheiro até para comprar luvas.

Nas fotos, é possível ver o contraste entre aspectos precários, como os equipamentos e locais de treinamento, e características mais sofisticadas, como a presença de importantes nomes do boxe mundial treinando os alunos.

Os alunos têm como mestres seus próprios ídolos, caso do ex-boxeador Hector Vinent, duas vezes campeão mundial e olímpico, e seis vezes campeão nacional, que agora se dedica a ensinar o esporte. A exposição tem o intuito não só de mostrar as contradições em que o boxe é praticado, mas também de usá-las como uma metáfora para retratar a sociedade cubana.

João Correia Filho/Divulgação
Imagens feitas por João Correia Filho compõem exposição

Também fazem parte do projeto Clube Havana o show do grupo paulistano Heartbreakers, que acontece no dia 28 (quarta-feira), e o encontro dos músicos Fernando Ferrer e Anaí Rosa, no dia 29 (quinta-feira).

Sesc Vila Mariana – atrium – r. Pelotas, 141, Vila Mariana, região sul, São Paulo, SP. Tel.: 0/xx/11/5080-3000. De 14/1 a 15/2. Ter. a sex.: das 9h às 21h30. Sáb., dom. e feriados: das 10h às 18h30. Grátis. Estac.: a partir de R$ 5. Livre. Acesso para deficientes.

As informações são da Folha de S.Paulo.