França proíbe supermercados de jogarem comida no lixo
O desperdício de alimentos é um problema global: de acordo com dados da ONU, pelo menos um terço de toda a comida produzida no mundo acaba no lixo. Ao mesmo tempo, cerca de 800 milhões de pessoas passam fome diariamente, conforme informou a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO).
Diante da má distribuição e da desigualdade de oportunidades, ONGs e ativistas lutam para mudar essa realidade. Um exemplo disso é a França, que se tornou o primeiro país a aprovar uma lei que proíbe os supermercados de jogarem alimentos não vendidos no lixo.
Segundo informações do jornal britânico The Guardian, a legislação foi aprovada por unanimidade no senado francês e determina que os estabelecimentos comerciais não poderão descartar alimentos que estejam próximos da data de validade.
- Curso gratuito ensina a combater o desperdício de alimentos
- Surto de dengue no Brasil: os sintomas, como transmite e tudo sobre a doença
- Comando Militar do Planalto anuncia novo concurso público para o 2º Batalhão Ferroviário
- Reforma tributária: veja o que fica mais barato e o que fica mais caro
Com a nova legislação, os supermercados serão obrigados a doar a comida a alguma ONG ou banco de alimentos e impedidos também de tornar as comidas impróprias para o consumo deliberadamente. Os locais que não assinarem o contrato de doação vão ter de pagar uma multa de cerca de 3 mil euros.
A novidade reforça uma campanha contra o desperdício de alimentos. O movimento, que começou com uma petição encaminhada pelo vereador Arash Derambarsh, teve um projeto de lei aprovado em dezembro.
Com a aprovação da nova regra na França, as ONGs esperam que a comunidade da União Europeia aplique a lei nos demais países.