Frio chega em diversas cidades; saiba quando volta o calor
Na esteira da frente fria, um sistema de alta pressão ainda está causando ventos frios que farão muitas pessoas colocarem roupas mais quentes pela manhã
Uma frente fria chegou na região Sul e Sudeste segunda-feira, 27, trazendo frio para várias cidades e fazendo muita gente se questionar quando volta o calor. De acordo com a previsão do tempo realizada pelo Instituto Nacional de Meteorologia, esse fenômeno será responsável por amenizar as temperaturas por alguns dias, além de permitir a condição de nebulosidade com chuvas isoladas nas regiões.
Nas regiões Norte e Nordeste a preocupação com a chuva não dará trégua. Isso porque a frente fria que passa pelo Sul e Sudeste no início desta semana, agora sobe sentido Rio de Janeiro e o Espírito Santo vai se afastando para o mar até esta quarta-feira, 29.
Alerta perigo de temporais, ventos fortes, granizos e raios em Teresina (PI) e em Juiz de Fora (MG).
- Feriados prolongados de 2025 e para onde viajar em cada um deles
- Aquecimento global pode chegar a 3,6ºC, indica relatório da ONU
- 8 consequências das mudanças climáticas, segundo a ONU
- SP abre 1.145 vagas em cursos gratuitos na área da cultura
Na esteira da frente fria, um sistema de alta pressão ainda está causando ventos frios que farão muitas pessoas colocarem roupas mais quentes nestes dias pela manhã. Contudo, o clima deve se tornar mais ameno às tardes, como é esperado nesta época do ano. Em São Paulo, a temperatura caiu cerca de 14°C entre domingo, 26 e segunda-feira, 27.
Mais chuvas no Acre geram preocupação, pois o Rio Acre ultrapassou a cota de transbordamento de 14 metros e atingiu 17 metros. A situação é crítica, já que mais de 38 mil habitantes de Rio Branco estão sofrendo os impactos da enchente. Atualmente, quase 2 mil pessoas estão sem abrigo e o número de desalojados deve superar 4 mil, de acordo com informações da Defesa Civil.
Quando volta o calor?
O ar fresco que trouxe um alívio temporário em São Paulo parece estar de saída. A temperatura já está em ascensão nesta terça-feira, 28, e se espera que a capital paulista volte a enfrentar temperaturas próximas aos 30°C a partir da tarde de quarta-feira, 29. Com o aumento da temperatura, as pancadas de chuva e raios também retornarão, embora não sejam esperadas chuvas generalizadas.
A cidade de Belo Horizonte enfrenta uma semana de temperaturas altas e ar abafado, com pancadas rápidas e isoladas de chuva que podem ser intensas em algumas regiões. Embora a umidade elevada e o calor sejam os responsáveis por essa precipitação, não há motivos para alarme entre a população.
No entanto, em áreas da Zona da Mata Mineira e Sul de Minas Gerais, o clima é mais imprevisível. Na terça-feira (28), há alerta para possíveis tempestades, devido à passagem de uma frente fria em alto mar, nas proximidades do Rio de Janeiro.
No Norte e Nordeste o calor e as chuvas se mantém. No Sul as temperaturas que caíram voltarão a aumentar ao longo da semana.