Ganhadores do Oscar 2015 defendem direitos humanos em discursos emocionantes
A cerimônia do Oscar, a maior e mais antiga premiação do cinema mundial, foi marcada neste domingo por discursos comprometidos com diferentes e importantes movimentos de lutas por direitos.
Entre os tradicionais números musicais e de humor, questões como igualdade racial, equiparação salarial entre homens e mulheres e visibilidade para pacientes com Alzheimer ganharam destaque na voz de vencedores da estatueta.
Confira a seguir alguns trechos dos discursos que emocionaram a plateia:
- Veja os vencedores e os melhores momentos do Oscar 2024
- 5 filmes indicados ao Oscar 2024 para ver hoje nos streamings
- Oscar 2024: onde maratonar os filmes indicados nas principais categorias?
- Confira a lista dos indicados ao Oscar 2024, a maior premiação do cinema
Patricia Arquette, vencedora do Oscar de atriz coadjuvante por sua atuação no longa “Boyhood”, defendeu direitos e salários iguais para mulheres nos EUA.
“A todas as mulheres que deram à luz todo pagador de impostos e cidadão desta nação. Nós temos lutado pelos direitos igualitários de todos os outros. É nossa vez de ter salários iguais de uma vez por todas, e direitos iguais para mulheres nos Estados Unidos da América”.
Assista ao discurso completo na página do Oscar no Facebook (em inglês).
Common e John Legend, que receberam o Oscar de melhor canção, por “Glory”, do filme “Selma”, fizeram uma defesa da luta contra o racismo.
“Nós sabemos que a lei eleitoral pela qual eles lutaram há 50 anos está comprometida agora mesmo, nesse país, hoje. Nós sabemos que agora mesmo a luta por liberdade e justiça é real. Nós vivemos no país com mais aprisionamentos do mundo. Há mais homens negros sob o controle corretivo hoje do que sob a escravatura em 1850. Quando as pessoas estão marchando com a nossa canção, nós queremos dizer a vocês que estamos com vocês, que vemos vocês, que amamos vocês. E continuem marchando”, disse Legend.
Assista ao discurso completo no Vulture (em inglês).
Julianne Moore recebeu o Oscar de melhor atriz pela sua atuação no filme “Para Sempre Alice”. No longa, ela interpreta uma mulher que sofre de Alheimer. Durante o discurso no Dolby Theater, a atriz aproveitou para defender a visibilidade dos pacientes com a doença.
“Estou muito feliz – emocionada, na verdade – que tenhamos sido capazes de quem sabe brilhar uma luz sobre a doença de Alzheimer. Tantas pessoas com essa doença se sentem isoladas e marginalizadas, e uma das coisas maravilhosas sobre o cinema é que ele nos faz sentir vistos, e não sozinhos. E as pessoas com Alzheimer merecem ser vistas, para que possamos encontrar uma cura”.
Assista ao discurso completo na página do Oscar no Facebook (em inglês).
O ator Eddie Redmayne, que levou o Oscar de melhor ator, fez uma homenagem Stephen Hawking e lembrou outros pacientes com esclerose lateral amiotrófica (ELA).
“Estou totalmente consciente de que sou um homem sortudo, sortudo… Isso [esse Oscar] pertence a todos que, em todo o mundo, estão tendo que lidar com ELA. Ele pertence a uma família excepcional: Stephen, Jane, Jonathan e as crianças Hawking”.
Assista ao discurso completo na página do Oscar no Facebook (em inglês).
Confira a lista dos principais vencedores do Oscar 2015:
Melhor Ator Coadjuvante – J.K. Simmons (“Whiplash”)
Melhor Atriz Coadjuvante – Patricia Arquette (“Boyhood”)
Melhor Canção – “Glory” (“Selma”)
Melhor Roteiro Original – “Birdman”
Melhor Roteiro Adaptado – “O Jogo da Imitação”
Melhor Diretor – Alejandro Gomez Iñarritu “(Birdman”)
Melhor Ator – Eddie Redmayne (“A Teoria de Tudo”)
Melhor Atriz – Julianne Moore (“Still Alice”)
Melhor Filme – “Birdman”