Ganhando dinheiro com produtos gratuitos e não-hits

Leia trechos do livro no qual Chris Anderson fala sobre o assunto.

20/08/2009 15:31 / Atualizado em 14/03/2013 14:07

Chris Anderson conseguiu identificar uma verdade sobre aspectos econômicos e culturais: que o mundo não é regido apenas por sucessos. A primeira edição “Cauda Longa- do Mercado de Massa para o Mercado de Nicho”, o autor examina o interesse dos nichos e como o “interesse minoritário” é capaz de gerar milhões.
Fenômeno observado em empresas ‘ponto com’ aponta que o faturamento de produtos de nicho, uma vez que não carecem de um espaço físico para exibição conseguem ser explorados da mesma maneira como o mercado de massas.

A análise do autor se deu através da quantidade vendida de produtos. O faturamento de produtos menos populares faz, sim, a diferença na receita. No conceito da Cauda Longa, o que faz a diferença é a abundância, ao contrário da limitação.

O editor-chefe da revista “Wired”, Chris Anderson veio ao Brasil, onde aproveitou para falar sobre o segundo livro Grátis: o Futuro dos Preços. A obra foi construída em torno do conceito de gratuidade e o livro nasceu da extensão do estudo da economia da abundância.

Na publicação o autor identifica como ganhar dinheiro através do gratuito. Em julho, deste ano, a na lista de best-sellers do jornal “The New York Times” a obra de Anderson já ocupava a décima segunda posição.
O livro teve seu conteúdo disponibilizado de forma gratuita e atualmente é vendido. No Brasil, as obras foram lançadas pela editora Elsevier.

Confira aqui trechos do livro

“Listia”, o eBay de coisas gratuitas

Listia é um site criado para que seus usuários disponibilizem itens que não são mais necessários a eles e funciona como uma espécie de mercado de leilão de itens como máquinas fotográficas, câmeras, roupa, itens de bebês, entre outros.

Epicentro de coisas doadas ao site para virarem créditos, o sistema de aquisição de um item funciona sem que o usuário tenha que colocar um tostão do bolso.  Ao cadastrar-se no site, automaticamente, o usuário receberá uma cota em créditos virtuais (500 equivalente a U$ 50). O sistema de acesso ao item desejado é uma espécie de leilão. Quem oferecer mais créditos acaba ganhando o produto. Mas, e se o crédito inicial acabar ou não for o suficiente?

Você poderá disponibilizar no site itens que gostaria de passar adiante ou “comprar” o crédito ($0.10 cada). Convidar amigos para fazer parte do site também arrecada créditos (50 créditos por amigo).

Fundado este ano, o site Listia é um projeto criado por engenheiros do Vale do Silício, através de pesquisas de comércio via web. Acesse o site: www.listia.com