Garoto denuncia abuso depois de assistir a uma reportagem sobre o tema
O homem é investigado pelo crime de estupro de vulnerável
Depois de assistir a uma reportagem na TV sobre abuso sexual, um menino de 12 anos relatou a uma tia que sofria a mesma violência desde os 9. O abusador, um homem de 53 anos, era amigo do pai da vítima há pelo menos dez anos.
O caso aconteceu em Minas Gerais, mas o homem foi preso no Espírito Santo, na última sexta-feira, 2. Ele estava foragido desde que foi denunciado.
De acordo com a Polícia Civil, o investigado residia como pai da vítima (separado da mãe do garoto) e eles trabalhavam juntos. Os abusos ocorriam quando o menino ia para a casa paterna.
- Opções de lazer para o Dia das Crianças em São Paulo incluem atrações gratuitas em shoppings e ao ar livre, além de roteiro gastronômico
- Shopping ABC traz Singular Space Play: atração de férias com atividades gratuitas
- 73% das brasileiras temem assédio no carnaval. Saiba como se proteger
- Brasileiro denuncia abusos e manipulação em ‘Round 6: O Desafio’, reality da Netflix
A vítima tem um irmão de 14 anos, que conseguiu resistir às investidas do homem. Ele ameaçava matar a família dos garotos caso alguém descobrisse a violência sexual.
“A gente ressalta que é muito difícil para uma criança informar de imediato o que acontece. Ela precisa desse trabalho psicológico até mesmo para entender o que aconteceu”, afirmou a delegada Iara França, da Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente, à “Folha Vitória”.
Como denunciar
Diariamente, crianças e adolescentes são expostos à violência sexual. Até abril de 2019, o Disque 100 recebeu mais de 4 mil denúncias de abuso infantil em todo o Brasil. Há algumas formas de denunciar casos de violência sexual a menores de idade:
Disque 100
Como nos casos de racismo, homofobia e outras violações de direitos humanos, qualquer cidadão pode fazer uma denúncia anônima sobre casos abuso infantil pelo Disque 100. A denúncia será analisada e encaminhada aos órgãos de proteção, defesa e responsabilização em direitos humanos, respeitando as competências de cada órgão.
Aplicativo Proteja Brasil
Depois de instalar o aplicativo gratuito em seu celular, o usuário rapidinho, respondendo um formulário simples, registra a denúncia, a qual será recebida pela mesma central de atendimento do Disque 100. Se quiser acompanhar a denúncia, basta ligar para o Disque 100 e fornecer dados da denúncia.
Ouvidoria Online
O usuário preenche o formulário disponível aqui e registra a denúncia, a qual também será recebida pela mesma central de atendimento do Disque 100. Se quiser acompanhar a denúncia, basta ligar para o Disque 100 e fornecer dados da denúncia.