Gatos estão sendo capturados por dedetizadoras

Em parceria com ANDA
17/10/2015 11:31
Por Fátima ChuEcco (ANDA)

Gatos são animais domésticos, mesmo assim, algumas empresas de controle de pragas estão oferecendo o serviço de captura desses animais em estabelecimentos privados. Em locais públicos, é o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) e ONGs que lidam com colônias de felinos visando o bem-estar animal, por isso, os gatos são castrados, vacinados, microchipados e devolvidos ao local de origem, salvo quando são filhotes e cuja adoção fica mais fácil. A atividade de CED – Captura, Esterilização e Devolução, comum em vários países como EUA, Espanha e Itália, é uma medida bastante ética que evita a proliferação dos gatos, garante a saúde dos felinos e das pessoas, e evita superlotação de abrigos.

A falta de técnica (o que pode incorrer em crime de maus-tratos se os animais forem feridos na captura) e de transporte adequado (já que seria um grande risco colocar os animais no mesmo veículo que transporta venenos) torna inviável que esse serviço seja praticado por dedetizadoras cujo campo de atuação inclui a captura de insetos, ratos e pombos – lembrando que, com relação aos pombos, a primeira medida é criar barreiras físicas para que os pombos não entrem no local e somente em último caso é autorizada a eutanásia desses animais, seguindo critérios do Ibama.

Gatoreira típica para CED
Gatoreira típica para CED

Mas além da técnica e do transporte, tem o principal: o destino desses animais. Algumas dedetizadoras podem alegar que entregam os bichos a uma ONG, mas será que protetores de animais contratariam uma controladora de pragas para esse delicado tipo de captura?

Eduardo Pedroso, da ONG Bicho Brother, de São Paulo, é protetor de animais desde a adolescência, mas há dois resolveu se dedicar à CED como profissional contratado. Recentemente ele recebeu uma denúncia: “No começo de agosto recebemos a informação de que a Loremí Desentupidora e Dedetizadora capturou cerca de seis gatos em uma grande empresa em São Bernardo do Campo. Ligamos para a Loremí para saber dos gatos, queríamos adotá-los, mas até agora a empresa não nos informou o paradeiro dos animais. Falam em um abrigo e que os gatos estão misturados a outras dezenas de animais. Não nos fornecem o endereço do local. Estamos muito aflitos com essa história e tememos pela integridade física e psicológica dos gatos capturados pela controladora de pragas. Afinal de contas, onde e como estão esses animais?”.

Confira o final dessa história e outras notícias sobre animais na ANDA (Agência de Notícias de Direitos Animais).