Geladeira oferece comida a moradores de rua em Porto Alegre
A geladeira é abastecida com doações dos próprios moradores da cidade
O desperdício de alimentos é um problema global: de acordo com dados da ONU, pelo menos um terço de toda a comida produzida no mundo acaba no lixo. Ao mesmo tempo, cerca de 800 milhões de pessoas passam fome diariamente, conforme informou a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO).
Para ajudar a mudar essa realidade, a equipe da empresa Smile Flame criou no final do ano passado o projeto “Rango Generoso”, que consiste em uma geladeira solidária que reúne refeições a pessoas em situação de rua em Porto Alegre (RS). A ideia é que os próprios cidadãos coloquem doações de alimentos diariamente no local.
Em entrevista ao Catraca Livre, a publicitária e participante da iniciativa Victória Kern, de 21 anos, afirma que a repercussão tem sido muito positiva. “Os moradores do bairro se engajaram muito. Sabemos de pessoas que vêm dos outros cantos da cidade só para colocar comida na geladeira”, conta.
- 5 cursos da FGV para fazer de graça e online na área de tecnologia
- Autismo em adultos: sintomas sutis e diagnóstico tardio
- UNG oferece diversos cursos gratuitos de férias; veja como se inscrever
- Como apostar no Campeonato Paulista 2025: Guia completo
No início, os idealizadores da ação colocaram um frigobar na rua em frente ao local em que trabalhavam, mas o objeto foi furtado ainda no final de 2015, duas semanas depois da inauguração. Após o caso, muitas pessoas se disponibilizaram para ajudar o projeto, que hoje já conta com uma geladeira maior para comportar os alimentos.
“É lindo ver a geladeira cheia de comida e depois, quando passamos novamente por lá, ver que já está vazia”, completa Victória. Ela conta ainda que o objetivo é expandir o projeto para outras áreas da cidade e também para as demais regiões do país.