Gerente oferece bananas a entregadores e motiva boicote a restaurante no RJ

Episódio de racismo aconteceu no bairro da Tijuca, no Dia da Consciência Negra, e gerou mobilização nas redes sociais

24/11/2015 11:57

Como no Facebook todo protesto ganha repercussão a cada like compartilhado, está marcado para o próximo sábado, 28 de novembro, uma manifestação em frente ao restaurante Garota da Tijuca, no tradicional bairro da zona norte fluminense.

A mobilização teve início após um episódio de racismo que envolveu o gerente do estabelecimento, Ascendino Correa Leal, de 68 anos, detido sob acusação de ter oferecido bananas a um grupo de homens negros que fazia entrega no local. Testemunhas relatam que as frutas foram ofertadas em “homenagem” ao Dia da Consciência Negra, comemorado no último dia 20 de novembro.

Evento criado recentemente teve rápida adesão no Facebook
Evento criado recentemente teve rápida adesão no Facebook

Após o episódio, um dos entregadores resolveu registrar o episódio na 19ª DP, resultando na prisão do gerente em flagrante. No depoimento, Ascendino afirmou que deu as bananas em tom de brincadeira. Pagou o equivalente a R$ 800 de fiança e responderá em liberdade – se for julgado pode pegar pena de um a três anos de reclusão.

Com 14 mil confirmações, Mais do que uma BANANA para o GAROTA DA TIJUCA | BOICOTE, propõe que os clientes do estabelecimento troquem de bar na data marcada como crítica à postura racista de um dos seus funcionários. “Entre nos outros estabelecimentos, troque o Garota por outro bar nesse dia…vamos fazer o GAROTA DA TIJUCA pagar uma pouco mais do que R$ 800,00, e assim chamar quem sabe a atenção desse e dos demais estabelecimentos”.

Restaurante divulga nota de esclarecimento

“O Restaurante Garota Da Tijuca LTDA, vem, através desta, esclarecer que não compactua com qualquer atitude discriminatória por parte de seus funcionários e que está averiguando e colaborando com as investigações a fim de esclarecer os fatos noticiados nas redes sociais na última sexta-feira.

Informamos também que, o estabelecimento, de imediato, tomou as medidas cabíveis quanto ao funcionário que se encontra suspenso de suas funções durante todo o período de investigações.

O restaurante Garota da Tijuca tem mais de 30 anos de tradição atendendo com qualidade e dedicação seus clientes, independente de crenças, religiões ou raças, não guardando qualquer relação com atitudes discriminatórias e a atividade comercial explorada, onde prima pelo respeito e bom atendimento aos seus clientes.

Mais uma vez repudiamos com veemência qualquer ato discriminatório contra funcionários, fornecedores ou clientes, e que , constatada a irregularidade iremos agir com o rigor que a lei nos permite. E finalmente, lamentamos pelo ocorrido, informamos que estamos à disposição para dirimir quaisquer dúvida”.