Gisele Bündchen faz apelo em carta enviada a Jair Bolsonaro
Modelo e ativista pediu para o futuro presidente não unir os Ministérios do Meio Ambiente e Agricultura
Gisele Bündchen usou seu perfil no Twitter nesta quinta-feira, 1º, para fazer um apelo a Jair Bolsonaro (PSL), presidente da república eleito para governar o Brasil a partir de 2019.
A modelo e ativista não escondeu sua preocupação com o futuro da Amazônia diante da possibilidade informada pela equipe do político de unir os Ministérios do Meio Ambiente e Agricultura.
“Como defensora do meio ambiente e cidadã brasileira, preciso manifestar a preocupação com a proposta de união entre os Ministérios do Meio Ambiente e da Agricultura. Dois órgãos de imensa relevância nacional e que têm agendas próprias, e por vezes, incompatíveis. Fragilizar a autoridade representada pelo Ministério do Meio Ambiente, no momento em que as preocupações com as ameaças da mudança climática e do desmatamento se intensificam pode ser desastroso e um caminho sem volta”, afirmou em trecho da nota.
- Lula reforça compromisso contra a fome e alfineta Bolsonaro em discurso
- O que o presidente eleito Lula falou na COP 27?
- Lula faz enquete sobre a volta do horário de verão
- COP27 inicia neste domingo discussões sobre mudanças climáticas
A famosa destacou ainda a importância de se preservar a riqueza natural do planeta: “Nesta caminhada, o diálogo é fundamental. A natureza é o nosso bem mais valioso na Terra, e preservar o meio ambiente é essencial para o futuro dos nosso filhos. Por favor, permita que não retrocedamos décadas de luta pelas florestas”.
Confira a carta na íntegra abaixo:
FUSÃO
Jair Bolsonaro (PSL) ainda não decidiu sobre a fusão dos ministérios da Agricultura e do Meio Ambiente. Segundo o G1, a informação foi passada pela assessoria do presidente eleito na noite desta quarta-feira, 31, depois que ele se reuniu com o empresário do agronegócio Luiz Antônio Nabhan Garcia.
Apos a reunião, Garcia declarou que Bolsonaro “quer ouvir todo mundo para depois tomar uma decisão”. Nesta terça-feira, 30, o futuro ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, falou sobre a intenção do presidente eleito em unir os dois ministérios.
A possível fusão da Agricultura e Meio Ambiente gerou críticas da sociedade civil e de organizações ambientais.
Um abaixo-assinado público foi criado para criticar a proposta do novo governo e defender a participação da sociedade nessa decisão. O texto lista nove motivos para dizer “não à fusão”, como a importância estratégica do MMA para a preservação e o desenvolvimento do país.