Globo tem quatro novelas no ar escritas por mulheres
O que os folhetins globais “A Força do Querer”, “Os Dias Eram Assim”, “Novo Mundo” e “Pega Pega” têm em comum? Ora, ora… todas são escritas ou co-escritas por mulheres, um fato inédito no hall de autores da emissora da família Marinho.
Tirando Glória Perez, autora de “A Força do Querer” e veterana da casa há bons anos, as outras quatro Thereza Falcão (“Novo Mundo”), Claudia Souto (“Pega Pega”), e Angela Chaves e Alessandra Poggi (“Os Dias Eram Assim”) iniciaram suas carreiras em meio ao maior processo de renovação do time de autores de novelas da Globo.
Esse lançamento de autoras é um passo importante já que desde 1986, Glória era a única no rodízio da principal faixa de novelas, a das 21h. A última a figurar o quadro do horário nobre foi Regina Braga, que dividiu com Eloy Araújo a autoria do remake de Selva de Pedra. Depois de três décadas, Maria Adelaide Amaral se juntou ao time do horário nobre com “A Lei do Amor”, em 2016.
- Estes são os motivos pelos quais você deve parar de roer a unha
- Tirar cidadania italiana vai ficar mais cara em 2025; entenda
- Atividade física pode acrescentar até 5 anos à sua vida
- Como aliviar os sintomas de depressão com estes aromas
Entretanto, mesmo com um quadro Girl Power, três das quatro novelas no ar seguem o formato tradicional: um casal de mocinhos dividindo igualmente a importância e com foco no romance ameaçado por terceiros. Quem se difere um pouco do modelo pastelão é “A Força do Querer”, de Glória Perez, que tem um viés feminista e vem apresentando mulheres fortes, como Ritinha (Isis Valverde), Jeiza (Paolla Oliveira) e Bibi (Juliana Paes), que dividem espaço com protagonistas homens “fracos e bobos”, mas ainda assim protagonistas, como é o caso dos personagens de Fiuk, Margo Pigossi e Rodrigo Lombardi.
A lista de mulheres escritoras na Globo não para por aí e mostra que a emissora está mesmo interessada em valorizar a produção deças. Em seu time, estão autoras elogiadas, como a dupla Duca Rachid e Thelma Guedes, de “Joia Rara”; Elizabeth Jhin, de “Além do Tempo”; Lícia Manzo, de “A Vida da Gente”; Rosane Svartman, de “Totalmente Demais”; Izabel de Oliveira, de “Cheias de Charme”; e Maria Helena Nascimento, de “Rock Story”.
- Go, girls! Maju é elogiada por Bonner por sua estreia no Jornal Hoje