Google Maps chega ao fundo do mar
Agora é possível mergulhar na vida marinha dos grandes recifes de corais
Depois de usar a ferramenta Street View para capturar a Antártida, o Centro Espacial Kennedy da NASA, a bacia hidrográfica do Amazonas e vários museus, o Google mergulhou em uma nova ideia, registrando a vida submarina pelo mundo.
As primeiras imagens panorâmicas em alta definição divulgadas pela companhia são da Grande Barreira de Corais, na Austrália, das Ilhas Apo, nas Filipinas e do entorno das ilhas do Havaí. Elas mostram corais, peixes, plantas, tartarugas e outras criaturas agindo normalmente em seu habitat.
As fotos fazem parte de uma parceria entre o Google e o Catlin Seaview Survey, projeto que pretende documentar os principais recifes de corais ao redor do planeta. O objetivo é que, com um número grande de registros e dados, os cientistas possam avaliar os efeitos das mudanças climáticas para o ecossistema oceânico.
- Descubra como aumentar o colesterol bom e proteger seu coração
- Entenda os sintomas da pressão alta e evite problemas cardíacos
- USP abre vagas em 16 cursos gratuitos de ‘intercâmbio’
- Psoríase: estudo revela novo possível fator causal da doença de pele
Foram feitas mais de 15 mil panorâmicas com uma câmera semelhante à usada para o registro das ruas, mas adaptada a profundidades entre 30 e 100 metros. O plano é que o projeto se espalhe para outras partes do mundo. Segundo a Administração Oceânica e Atmosférica Nacional dos Estados Unidos, estima-se que 95% do oceano ainda não foram explorados.