Campanha faz Google mudar definição de síndrome de Down
Uma das responsáveis por essa mudança foi a Influenciadora brasiliense Vitória Mesquita
Até poucos dias atrás, quem fazia uma busca no Google sobre síndrome de Down se deparava com o resultado “doença”, um termo incorreto e ultrapassado. Graças à influenciadora brasiliense Vitória Mesquita, de 22 anos, agora é “condição genética”, definição adequada ao caso.
Vitória tem um perfil no Instagram, o hey.viti, dedicado a falar sobre síndrome de Down e inclusão de forma bem-humorada. Ela fez uma campanha pela mudança da definição nas redes sociais com a hashtag #atualizagoogle.
Com a repercussão do caso, o Hospital Albert Einstein abraçou a campanha. Como a instituição tem parceria com o Google em conteúdos ligados à saúde, a definição foi revisada.
- Estes sintomas do Alzheimer surgem a partir dos 30 anos
- Pesquisa mostra relação entre dieta e interrupção de crescimento de câncer
- Estudo aponta vitamina que pode baixar a pressão arterial em idosos
- Estudo descobre bebida que é capaz de reduzir a pressão arterial
Pela conquista, Vitória comemorou nas redes sociais:
“Em abril desse ano, fiz um REELS em que apontava alguns erros na definição e características da síndrome de down que havia encontrado na página principal da Google, que, entre outras coisas, falava que a T21 era uma doença! Alguns meses depois, lançamos a campanha #atualizagoogle que contou com mais de 100 publicações vídeos de pessoas de todo o Brasil compartilhando conhecimento e fortalecendo uns aos outros nessa missão”, escreveu.
“Ficamos muito felizes com a repercussão. Hoje, podemos celebrar! A Google mudou sua referência de definição da T21 e adicionou informações que ajudam na luta contra desinformação e o capacitismo.”
Síndrome de Down não é doença!
As crianças, os jovens e os adultos com síndrome de Down, uma condição genética, podem ter algumas características semelhantes, mas apresentam personalidades e características diferentes e únicas.
As pessoas com síndrome de Down têm muito mais em comum com o resto da população do que diferenças. Se você é pai ou mãe de uma pessoa com síndrome de Down, o mais importante é saber que seu filho pode desenvolver suas capacidades pessoais e avançar com crescentes níveis de realização e autonomia.
Para conhecer mais sobre o assunto, o Movimento Down produz conteúdos diversificados para ajudar famílias, profissionais e o público em geral a combater preconceitos e a buscar condições efetivas de inclusão.