Governador de SP declara oficialmente crise hídrica

O governo Geraldo Alckmin (PSDB) publicou uma nota em que reconhece oficialmente que a situação hídrica na Grande São Paulo é crítica. A medida permite que o Estado suspenda as licenças de captação particulares de águas superficiais e subterrâneas para priorizar o abastecimento público na região em que moram mais de 20 milhões de pessoas. As informações são do ‘Estadão’.

O reconhecimento da gravidade da crise era cobrado por promotores e entidades civis desde 2014. No documento, o governador ‘declara em situação de criticidade hídrica a região da bacia hidrográfica do Alto Tietê’. Alckmin afirma que o motivo é a ‘gravidade da situação de armazenamento’.

O reconhecimento da gravidade da crise era cobrado por promotores e entidades civis desde 2014

Ações movidas na Justiça por promotores e entidades civis já cobravam a declaração oficial da crise antes da liberação de obras emergenciais e da cobrança de sobretaxa. Todas foram julgadas improcedentes ou derrubaras por recurso do governo.

Sistema Alto Tietê

Responsável por distribuir água para 4,5 milhões de pessoas, o Sistema Alto Tietê enfrenta o mês mais seco da história e contabiliza apenas 15,6% da sua capacidade máxima.

Leia a matéria completa.