Governo Bolsonaro faz manobra para dar a aliado hiper salário

As mudanças foram feitas para permitir a contratação do produtor agropecuário Paulo Vilela, que se candidatou a deputado federal pelo PSL em 2018

O governo Bolsonaro faz uma manobra em empresa pública para contratar aliados do PSL com hiper salários que podem chegar a R$ 34 mil mensais. Com informações do jornal “Folha de S.Paulo”.

Governo Bolsonaro faz manobra para dar a aliado hiper salário
Créditos: Agência Brasil/Fernando Frazão
Governo Bolsonaro faz manobra para dar a aliado hiper salário

O ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, assinou um documento, em março, que permite contratar pessoas sem diploma de curso superior e com hiper salários para altos cargos da Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos).

O que motivou o ministro do governo a orquestrar as mudanças na possibilidade de contratação pela empresa pública foi revelado agora, pela Folha.

“Interlocutores que acompanharam o caso na Apex afirmaram à Folha, sob condição de anonimato por temerem represálias, que as mudanças das regras foram feitas para permitir a contratação do produtor agropecuário Paulo Vilela, que se candidatou a deputado federal pelo PSL em 2018, mas não conseguiu se eleger”, afirmou o jornal.

Com a alteração no Plano de Cargos, Carreiras e Salários da agência, quem não tem diploma universitário poderia ser empregado em postos com salários de até R$ 34 mil, segundo apurou o jornal.

Pelas regras vigentes até então, as vagas para cargos de confiança, que não precisam de concurso público, só podem ser preenchidas por candidatos com “ensino superior completo, reconhecido pelo MEC (Ministério da Educação)”.

Está semana a Folha teve acesso ao documento que afirma ser dispensável o diploma universitário caso o indicado tenha “experiência comprovada de, no mínimo, quatro anos em atividades correlatas ao cargo”, mas “não há qualquer menção sobre como essa experiência deve ser verificada”, apontou o jornal.

Vinculada ao Ministério das Relações Exteriores, a Apex atua na promoção de produtos e serviços brasileiros no exterior.