Governo Bolsonaro faz manobra para dar a aliado hiper salário

As mudanças foram feitas para permitir a contratação do produtor agropecuário Paulo Vilela, que se candidatou a deputado federal pelo PSL em 2018

Por: Redação | Comunicar erro

O governo Bolsonaro faz uma manobra em empresa pública para contratar aliados do PSL com hiper salários que podem chegar a R$ 34 mil mensais. Com informações do jornal “Folha de S.Paulo”.

Crédito: Agência Brasil/Fernando FrazãoGoverno Bolsonaro faz manobra para dar a aliado hiper salário

O ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, assinou um documento, em março, que permite contratar pessoas sem diploma de curso superior e com hiper salários para altos cargos da Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos).

O que motivou o ministro do governo a orquestrar as mudanças na possibilidade de contratação pela empresa pública foi revelado agora, pela Folha.

“Interlocutores que acompanharam o caso na Apex afirmaram à Folha, sob condição de anonimato por temerem represálias, que as mudanças das regras foram feitas para permitir a contratação do produtor agropecuário Paulo Vilela, que se candidatou a deputado federal pelo PSL em 2018, mas não conseguiu se eleger”, afirmou o jornal.

Com a alteração no Plano de Cargos, Carreiras e Salários da agência, quem não tem diploma universitário poderia ser empregado em postos com salários de até R$ 34 mil, segundo apurou o jornal.

Pelas regras vigentes até então, as vagas para cargos de confiança, que não precisam de concurso público, só podem ser preenchidas por candidatos com “ensino superior completo, reconhecido pelo MEC (Ministério da Educação)”.

Está semana a Folha teve acesso ao documento que afirma ser dispensável o diploma universitário caso o indicado tenha “experiência comprovada de, no mínimo, quatro anos em atividades correlatas ao cargo”, mas “não há qualquer menção sobre como essa experiência deve ser verificada”, apontou o jornal.

Vinculada ao Ministério das Relações Exteriores, a Apex atua na promoção de produtos e serviços brasileiros no exterior.

1 / 8
1
02:20
Novas regras para o uso de patinetes elétricas em SP
A prefeitura de São Paulo definiu novas regras para o uso de patinetes elétricas compartilhadas na cidade. Entre as  determinações …
2
08:30
Intercept: os principais pontos do depoimento de Moro no Senado
O ministro da Justiça, Sergio Moro, prestou esclarecimentos em audiência na CCJ (Comissão de Constituição e Justiça do Senado) sobre …
3
04:04
E se Carlos Bolsonaro fosse gay?
O ex-deputado Jean Wyllys fez uma série de posts em sua rede social apontando que Carlos Bolsonaro, o filho 02 …
4
03:02
Empresas usaram disparos no WhatsApp durante eleição de Bolsonaro
Uma reportagem publicada pela Folha de S. Paulo mostra que empresas brasileiras contrataram uma agência de marketing na Espanha para …
5
01:49
Senado diz não e derruba o decreto de armas de Bolsonaro
O Senado votou na terça-feira, 18, o parecer que pede pela suspensão dos decretos que flexibilizam o porte e a …
6
03:54
Bancada do PSL passa vergonha ao convocar e desconvocar Glen Greenwald
O deputado federal Daniel Silveira (PSL-RJ) apresentou na quarta-feira, dia 12, um requerimento na Comissão de Segurança Pública da Câmara …
7
03:48
O melhor jornal do mundo faz a pior reportagem para Bolsonaro
Essa é a pior reportagem já publicada num jornal estrangeiro contra Jair Bolsonaro. Por dois motivos: saiu no mais importante …
8
03:47
A estranha conexão entre o caso Najila Trindade e Sérgio Moro
O jornalista Gilberto Dimenstein publicou em sua coluna no site Catraca Livre um texto em que conecta dois casos de …