Governo estabelece limite de acesso ao site GOV.br; veja o que muda
Após o ajuste serão permitidas, no máximo, 15 sessões simultâneas por contribuinte ao e-CAC
O acesso robotizado à Plataforma GOV.br estão limitados desde 25/09/2023, restringindo, consequentemente, a utilização de robôs no Centro de Atendimento Virtual (e-CAC) da Receita Federal. A medida visa garantir a disponibilidade do GOV.br a todos os cidadãos brasileiros, mitigando problemas de indisponibilidade dos mais de 4 mil serviços oferecidos pelo Governo Federal.
Após o ajuste serão permitidas, no máximo, 15 sessões simultâneas por contribuinte via GOV.br. A ação, portanto, não terá qualquer impacto para usuários que acessam normalmente o Portal e-Cac.
Sessões são conexões para comunicação entre dois dispositivos, dois sistemas ou duas partes de um sistema. De forma simples, uma sessão seria um acesso de um contribuinte ao e-Cac por meio de um único dispositivo, como 1 computador, 1 celular ou 1 tablet.
- Unifesp oferece cursos gratuitos online; veja como acessar
- UFSCar oferece 114 cursos online e gratuitos em diversas áreas
- Golpe do Pix na restituição do Imposto de Renda: veja como se proteger
- MEI: prazo para cadastrar Domicílio Eletrônico e não levar multa é definido
A robotização desproporcional prejudica o acesso de milhares de cidadãos às plataformas de serviços públicos digitais, pois executa, num curtíssimo intervalo de tempo, consultas sobre diversas pessoas, ou diversas consultas sobre a mesma pessoa, resultando no consumo de recursos computacionais muito acima do esperado para acessos típicos.
Com informações da plataforma GOV.br.