Governo estadual sanciona lei do Passe Livre para metrô, trem e EMTU
Além de estudantes de escolas públicas, sanção atenderá alunos da rede privada de ensino
A exemplo da prefeitura de São Paulo, o governo estadual sancionou na última quinta-feira, 19 de fevereiro, a lei que garante tarifa zero para estudantes nos transportes públicos metropolitanos. Desde o início do ano, os estudantes já circulam gratuitamente nos ônibus municipais.
Com a nova medida anunciada pelo governo estadual, alunos dos ensinos fundamental, médio e superior da rede pública terão direito ao passe livre no Metrô, nos trens da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) e também nos ônibus da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU).
Além dos alunos de escolas públicas, estudantes da rede privada com renda de até um salário mínimo e meio por pessoa também podem ser beneficiados.
- As vantagens de usar o ID Jovem para viajar pelo Brasil que ninguém te conta
- Como usar o id jovem para viajar pelo Brasil: tudo o que você precisa saber
- Conheça regra do Pé-de-Meia para não perder o incentivo financeiro-educacional
- Governo amplia Pé-de-Meia para incluir estudantes do EJA
Para participar do programa, os alunos precisam se cadastrar na instituição de ensino e, posteriormente, declarar a comprovação de renda no site do Bilhete Único.
EMTU
Com a sanção da nova lei, a gratuidade passa a valer nos trens do Metrô e CPTM imediatamente. Enquanto nas linhas da EMTU, que beneficiará aproximadamente 615 mil estudantes da região metropolitana, Baixada Santista, Campinas, Vale do Paraíba e Litoral Norte, o passe livre passará a valer em até 30 dias.
De acordo com o governo, também terão direito à gratuidade alunos de baixa renda cadastrados em programas estaduais que dão bolsas a universitários, como o Escola da Família e o Ler e Escrever, e os federais Prouni e Fies.