Governo pede para homossexuais evitarem gestos de afeto na Rússia

As recomendações são válidas para os torcedores que irão ao país acompanhar a Copa do Mundo

Por: Redação | Comunicar erro
Ativistas protestam em São Petersburgo após lei contra a exibição de símbolos LGBT entrar em vigor em toda a Rússia, no ano de 2013

Na iminência da abertura da Copa do Mundo que será sediada na Rússia, o Itamaraty e o Ministério do Esporte pediram, em uma cartilha divulgada nesta quinta-feira, 7, que membros da comunidade LGBT que forem assistir aos jogos, evitem demonstrar afeto de forma pública.

A recomendação está no Guia Consular do Torcedor Brasileiro e traz uma série de alertas para todos que viajarem à Rússia.

O documento, entretanto, contém um aviso “especial” para lésbicas, gays, bissexuais e transgêneros não andarem de mãos dadas e não se beijarem em público.

“Não são comuns na Rússia manifestações intensas de afeto em público. Em particular, recomenda-se à comunidade LGBT evitar demonstrações homoafetivas em ambientes públicos, que podem ser consideradas ‘propagandas de relações sexuais não tradicionais feita a menores’ e enquadradas em lei [junho de 2016] que prevê deportação”, diz o documento.

A lei mencionada pelos órgãos do Governo Federal é uma sancionada em 2013 que proíbe manifestações públicas de afeto entre pessoas do mesmo sexo.

Embora a homossexualidade não seja considerada crime na Rússia, a postura da população referente aos membros dessa comunidade, é bastante hostil.

Recentemente, as autoridades russas e o Comitê Organizador Local (COI) do evento garantiram que as bandeiras de arco-íris [símbolo do movimento LGBT] serão permitidas em estádios e nas Fan Fest.

Por fim, a cartilha reitera que ingerir bebidas alcoólicas nas ruas e em espaços públicos abertos é infração administrativa punível com multa e que comportamento interpretado como assédio sexual enseja multa e prisão de até um ano.

Fique por dentro:

1 / 8
1
02:23
Paulo Guedes diz que renunciará se Previdência virar ‘reforminha’
O ministro Paulo Guedes (Economia) voltou a afirmar que se houver uma mudança muito radical na proposta original da reforma …
2
03:08
XP: Avaliação negativa do governo supera a positiva pela 1ª vez
De acordo com pesquisa da XP/Ipespe divulgada nesta sexta-feira, dia 24, a avaliação negativa do governo do presidente Jair Bolsonaro …
3
01:35
Governo libera o uso de mais 31 agrotóxicos no campo
O Ministério da Agricultura liberou o uso de mais 31 agrotóxicos nas lavouras do país. Entre eles, há produtos que …
4
02:33
Foto de manifestantes nus contra Bolsonaro é falsa
A foto de uma suposta manifestação de pessoas peladas na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)  que viralizou nas redes …
5
01:37
Lobão rompe com Bolsonaro: “Esse cara não me representa”
Em entrevista ao jornal Folha de S.Paulo, o cantor e compositor Lobão falou sobre sua decepção com Jair Bolsonaro e …
6
01:33
Milícias digitais perseguem MBL após críticas a Bolsonaro
O MBL (Movimento Brasil Livre) deixou de ser aliado para se tornar o novo alvo das milícias digitais pró-Bolsonaro. O …
7
03:41
Manifestação releva descompasso entre o Bolsonaro e a direita
A manifestação marcada para o próximo domingo, dia 26, aparentemente, gerou um desequilíbrio entre os grupos de direita apoiadores do …
8
01:29
Barragem da Vale em Barão de Cocais pode romper a qualquer hora
A barragem da mina do Gongo Soco, localizada em Barão de Cocais, em Minas Gerais pode romper a qualquer momento. …