Grandes nomes da fotografia fazem parte de mostra no MIS

Por Redação
07/09/2009 17:54 / Atualizado em 14/03/2013 14:07

O SP Photo Fest, festival que acontece pela primeira vez em São Paulo, entre os dias 10 e 13 de setembro, no MIS – Museu da Imagem e do Som, será uma oportunidade para conhecer, ouvir e aprender com alguns dos maiores nomes da fotografia internacional e nacional.

Entre os fotógrafos brasileiros estão Cristiano Mascaro, Eustáquio Neves, Fabiana Figueiredo, Izan Petterle, Marcelo Greco e Orlando de Azevedo. Seguindo o tema do festival, São Paulo, realidade e ficção, eles irão relacionar a fotografia com a cidade que é tida como uma das maiores do mundo e construir uma visão autoral do seu cotidiano em workshops e palestras.

Todos os workshops serão “em campo”, isto é, os fotógrafos sairão pelas ruas da cidade com seus alunos para captar São Paulo como ela é. Já as palestras têm entrada Catraca Livre  e acontecerão durante os quatro dias do Festival, juntamente com debates e leitura de portfólios.

Organizado por Luiz Marinho, que trabalhou quatro anos na organização do Paraty em Foco, e com curadoria internacional de Jay Colton, ex-editor de fotografia da Revista TIME, o SP Photo Fest é voltado para amadores ou profissionais, jovens coletivos ou autores experientes, revelações ou artistas consagrados, enfim, para todos os que fazem ou gostam de fotografia.

Veja algumas fotos que estarão na exposição

[issuu layout=http%3A%2F%2Fskin.issuu.com%2Fv%2Fcolor%2Flayout.xml backgroundcolor=FFFFFF showflipbtn=true autoflip=true autofliptime=6000 documentid=090907192129-64c5c3bec7ae4a98bc93e9209a86378e docname=revista_sp_fest_final username=catracalivre loadinginfotext=Revista%20Catraca%20-%20SP%20Fest showhtmllink=true tag=revista width=420 height=292 unit=px]

Sobre os fotógrafos brasileiros

Cristiano Mascaro
Arquiteto por formação, Mascaro usa a luz para registrar o caos urbano, mas também para ressaltar a beleza das coisas mais simples. É mestre e doutor pela Universidade de São Paulo (FAU/USP) onde dirigiu o Laboratório de Recursos Audiovisuais de 1974 a 1988. Iniciou sua carreira fotográfica na revista Veja em 1968 e já lançou livros como As melhores fotos, Luzes da cidade e Cidades Reveladas. Com sua câmera e tripé, o fotógrafo se envolve pelas cidades por onde passa e registra as peculiaridades de cada local.

Eustáquio Neves
Fotógrafo e videoartista mineiro e formado em Química, desde 1989 pesquisa e desenvolve técnicas alternativas e multidisciplinares manipulando negativos e cópias. Neves aborda temáticas relativas à identidade e a memória da cultura afro-descendente em seus trabalhos que vêm sendo amplamente divulgados em mostras no Brasil e exterior.


Fabiana Figueiredo
Colecionadora de prêmios, Fabiana também marcará presença no SP Photo Fest. Entre outros trabalhos, a fotógrafa já registrou refugiados no norte da França e fez o ensaio “Dois Dias em Palestina”, cuja exposição chegou a ser proibida por Martine Aubry, prefeita de Lille (França), que alegou que as imagens da brasileira legitimavam o terrorismo.

Izan Petterle
Ganhador do Prêmio Abril de Fotografia em 2000 e 2007, Petterle começou a fotografar em 1975, quando ingressou na faculdade de medicina veterinária, e hoje é um dos mais regulares e elogiados colaboradores da revista “National Geographic”. Petterle vai conduzir o workshop “São Paulo Subterrânea”, nos dias 09 e 11 de setembro, onde levará os alunos para o subterrâneo das construções do metrô para vivenciarem esse universo desconhecido. Todos entrarão em contato com imagens bem diferentes das vistas da superfície para retratar a intensa atividade da transformação urbana que está acontecendo em São Paulo.

Marcelo Greco
Já participou de importantes mostras individuais e coletivas no Brasil e no exterior, tem coleções fotográficas na Fundação Cultural de Curitiba, na Pinacoteca do Estado de São Paulo e no Museu de Arte Moderna de São Paulo, e foi curador do Paraty em Foco em 2008. Em 2003, Greco ganhou uma bolsa do Centro Português de Fotografia (CPF) para apoio ao projeto “Íntima, Luz Íntima”, uma metáfora sobre o universo feminino, e dois anos depois o trabalho “Silêncio Selvagem”, que trata da vida nas cidades urbanas contemporâneas, foi selecionado pelo comitê da Galeria Leica de Solms e exposto no ano seguinte, na Alemanha.

Orlando Azevedo
Especializado em expedições fotográficas é autor da maior publicação brasileira de fotografia, a coleção “Corações do Brasil”, com três volumes. Dedica-se à fotografia autoral, ensaio e documental e colabora com revistas e editoras de todo o país. Azevedo participa de exposições coletivas e individuais no Brasil e exterior. O fotógrafo participará do SP Photo Fest com o workshop “Integração urbana: presente e futuro”, que pretende registrar as intervenções urbanísticas que o plano de extensão do metrô está provocando na capital paulista. O workshop acontecerá nos dias 09 e 11 de setembro e o resultado servirá de referência para observações destas transformações no futuro.