Grupo que ia para África é preso com 575 celulares furtados em SP

Parte dos aparelhos, a maioria com queixas de roubo e furto, foi apreendida no aeroporto de Guarulhos

A Polícia Civil prendeu nove pessoas que tentavam embarcar no aeroporto internacional de Cumbica, em Guarulhos, na Grande SP, com celulares furtados para África nos últimos dias. Aos menos 575 aparelhos foram recuperados, a maioria furtada durante o Carnaval em São Paulo.

Parte do grupo foi preso na tarde de quinta-feira, 27, no bairro de Santa Efigênia, na região central da cidade, durante a operação “Conexão Dakar”, estruturada para coibir o roubo e furto de celulares na região metropolitana de São Paulo.

 Parte dos aparelhos, a maioria com queixas de roubo e furto, foi apreendida no aeroporto e seria levada para a África
Créditos: Divulgação/Polícia Civil
 Parte dos aparelhos, a maioria com queixas de roubo e furto, foi apreendida no aeroporto e seria levada para a África

Os outros integrantes do bando foram detidos no aeroporto de Guarulhos quando tentavam embarcar num voo para Dakar (Senegal), com conexão a cidade de Adis Abeba (Etiópia).

Durante as fiscalizações, agentes da Receita Federal identificaram dez malas com celulares em seu interior. Estes volumes pertenciam a quatro passageiros distintos, que foram abordados, já dentro da aeronave, e encaminhados à delegacia do terminal.

Na delegacia o grupo acompanhou a abertura das bagagens. Após consulta ao IMEI (International Mobile Equipment Identity), número de identificação global de aparelhos telefônicos móveis, foi constatado que a maioria possuía queixa de roubo ou furto.

“Estamos identificando vítima por vítima e todos esses celulares serão entregues para os seus respectivos donos. Isso vai demandar um certo tempo, é um trabalho manual, de pesquisa de IMEI e levantamento de boletim de ocorrência”, diz o delegado Luís Alberto Guerra, titular da 3ª Delegacia de Polícia de Atendimento ao Turista (DEATUR).

Os nove presos foram indiciados em flagrante e responderão por receptação.