Guia da horta urbana: como começar hoje a plantar dentro ou fora de casa

Pequenos cultivos podem representar aumento na renda, economia na feira ou até uma forma de integrar cidadãos; confira aqui algumas dicas para botar a mão na terra

04/11/2014 15:17 / Atualizado em 04/05/2020 15:08

Dentro ou fora de casa, cada vez mais soluções têm surgido para cultivar verduras, legumes e plantas medicinais dentro ou fora de casa.
Dentro ou fora de casa, cada vez mais soluções têm surgido para cultivar verduras, legumes e plantas medicinais dentro ou fora de casa.

Depois de 40 anos trabalhando como vendedor no centro de São Paulo, José Aprecido Cândido Vieira resolveu plantar. Em um descampado em São Mateus, zona leste da capital paulista, ele cultiva hortaliças e plantas medicinais de maneira orgânica. Vendendo as sobras para amigos e conhecidos, fatura mensalmente R$ 1.200 – e ainda economiza R$ 100 na feira.

Plantando fora de casa

José Vieira é uma das pessoas beneficiadas pela ONG Cidades Sem Fome, que atua em São Paulo e no Rio Grande do Sul disponibilizando espaços para quem quiser fazer uma horta dessas (leia mais no box ao lado). A organização cede por meio de comodato áreas públicas ou privadas para pessoas interessadas em plantar e revender seus produtos orgânicos à comunidade.

Outra opção para quem quer começar a plantar dentro de São Paulo é o Programa de Agricultura Urbana e Periurbana da Prefeitura de São Paulo, o Proaurp. Seu objetivo é incentivar a cultura e o comércio de orgânicos na cidade.

Podem participar do programa escolas públicas e particulares, unidades de saúde, produtores rurais e urbanos, comunidades locais, organizações não governamentais e instituições de assistência social. Para mais informações, contate a Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente.

Além dos meio institucionais, a ação coletiva também resulta em alguns jardins espalhados pelos centros urbanos. O grupo Hortelões Urbanos, que interage via Facebook, se une frequentemente para plantar e trocar dicas sobre o cultivo. Todos os participantes são voluntários e qualquer um pode ajudar a cuidar dos espaços.

Plantando dentro de casa

Ter uma horta no quintal, em um canteiro do jardim ou até na parede de sua casa é mais fácil do que sair procurando por um espaço vago e disponível na cidade. Não é difícil encontrar dicas de pequenas plantações em vasos, canteiros de jardim e garrafas PET.

Abaixo, separamos alguns vídeos que podem ajudar quem está pensando em começar.