Hackers invadem site da Anvisa e colocam bandeira da Argentina no ar
Até o momento, não se sabe a origem do ataque
Na tarde desta quarta-feira, 8, um dos sites da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) foi invadido por hackers que colocaram, na pagina, uma bandeira da Argentina e uma mensagem escrita.
O site alvo da ação dos hackers foi, justamente, o dedicado ao preenchimento da Declaração de Saúde do Viajante (DSV), documento obrigatório para todos os turistas vindos do exterior que desejam entrar no Brasil por via aérea.
Os hackers deixaram a seguinte mensagem, em português e com erros de ortografia: “não ficamos de quarenta para passear pelos seus servidores vamos ser expulsos tambem?”.
- Sintomas de câncer de fígado que podem ser confundidos com indigestão
- Como combater a diabetes com 5 legumes ricos em fibras e nutrientes
- Evite estes alimentos e reduza o risco de diabetes no futuro
- Confira 5 dicas de viagem para Trancoso sem gastar uma fortuna
O ataque aconteceu três dias depois da suspensão do jogo entre Brasil e Argentina pelas eliminatórias da Copa do Mundo de 2022. A partida foi cancelada após a Anvisa parar o jogo ao entrar em campo para retirar atletas argentinos que descumpriram a exigência de quarentena para entrada no país, determinada pela agência.
Segundo a Anvisa, o ataque dos hackers não afetou dados, mas impediu o acesso ao site do DSV por cerca de uma hora e meia.
“Assim que identificou o ataque, a área de segurança digital da Anvisa entrou em contato com os órgãos de segurança do Governo Federal para as ações cabíveis”, explicou a agência. “O formulário ficou fora do ar entre 15h35 e 17h10. O serviço, no momento, está operando normalmente.”.