Haitianos gravam vídeo em resposta à declaração de Luciano Huck

Por: Redação Comunicar erro

Haitianos que vivem em Curitiba publicaram um vídeo nesta segunda-feira, dia 20, em resposta a uma matéria que explora apenas a imagem de pobreza em seu país de origem. O protesto surgiu após a TV Globo veicular uma reportagem, no intervalo do jogo entre Haiti e Brasil, no último dia 8 de junho, que recebeu inúmeras críticas.

O vídeo mostrado seria apenas do bairro Cite Soleil, na capital Port-au-Prince, conhecido pela miséria e a violência. A reportagem também teria usado imagens de 2004, período em que o país vivia graves problemas políticos, e de 2010, quando foi devastado depois de um terremoto.

De acordo com os haitianos, a emissora ignorou aspectos positivos da região. Além disso, o apresentador Luciano Huck chegou a dar uma declaração sobre sua experiência no Haiti. “Depois do que vi, acho que a humanidade não deu certo”, afirmou.

O vídeo é uma resposta à reportagem veiculada pela TV Globo

A frase do apresentador causou indignação entre os imigrantes. Segundo eles, a atitude contribui para reforçar a xenofobia e outras dificuldades que eles enfrentam longe de seu país de origem. O vídeo foi feito com a ajuda do fotojornalista Brunno Covello e de alunos da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

No vídeo de resposta à reportagem, os participantes desconstroem o discurso retratado pela TV Globo. “Somos humanos antes de ser haitianos ou brasileiros”, ressalta um dos haitianos. Assista abaixo:

Compartilhe:

1
04:12
Entenda a maior treta de Bolsonaro com o PSL
O líder do PSL na Câmara, Delegado Waldir (PSL-GO), afirmou, nesta quinta-feira, 17, que vai “implodir o presidente”Jair Bolsonaro. A …
2
08:00
Lava Jato usou denúncia contra Lula para abafar crise de Janot e Temer
A matéria mais recente da Vaza Jato publicada pelo site The Intercept Brasil mostra diálogos entre os procuradores da força-tarefa …
3
04:04
O que se sabe sobre as manchas de óleo no litoral do Nordeste
Nos últimos dias de agosto, manchas de óleo começaram a aparecer em praias do litoral do Nordeste. O problema começou …
4
03:39
Bolsonaro nega envolvimento no caso das candidaturas laranjas do PSL
Durante um de seus encontros recentes com a imprensa, o presidente Jair Bolsonaro voltou a dizer que não tem nenhuma …
5
02:55
STF quer verificar a veracidade dos diálogos entre procuradores e Moro
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes, quer verificar a autenticidade das conversas trocadas entre procuradores da Lava …
6
05:39
Por que o STF e a Operação Lava Jato estão em clima de guerra?
A tensão existente entre a Operação Lava Jato e o Supremo Tribunal Federal (STF) não é nenhuma novidade. O problema …
7
03:56
A verdadeira face de Ysani Kalapalo
A presença da jovem indígena Ysani Kalapalo na comitiva do presidente Jair Bolsonaro à ONU, na semana passada, ainda causa …
8
06:40
Trump pode sofrer impeachment?
A abertura de um processo de impeachment contra o presidente norte-americano, Donald Trump, se tornou um dos assuntos mais comentados …