Haitianos gravam vídeo em resposta à declaração de Luciano Huck

Por: Redação | Comunicar erro

Haitianos que vivem em Curitiba publicaram um vídeo nesta segunda-feira, dia 20, em resposta a uma matéria que explora apenas a imagem de pobreza em seu país de origem. O protesto surgiu após a TV Globo veicular uma reportagem, no intervalo do jogo entre Haiti e Brasil, no último dia 8 de junho, que recebeu inúmeras críticas.

O vídeo mostrado seria apenas do bairro Cite Soleil, na capital Port-au-Prince, conhecido pela miséria e a violência. A reportagem também teria usado imagens de 2004, período em que o país vivia graves problemas políticos, e de 2010, quando foi devastado depois de um terremoto.

De acordo com os haitianos, a emissora ignorou aspectos positivos da região. Além disso, o apresentador Luciano Huck chegou a dar uma declaração sobre sua experiência no Haiti. “Depois do que vi, acho que a humanidade não deu certo”, afirmou.

O vídeo é uma resposta à reportagem veiculada pela TV Globo

A frase do apresentador causou indignação entre os imigrantes. Segundo eles, a atitude contribui para reforçar a xenofobia e outras dificuldades que eles enfrentam longe de seu país de origem. O vídeo foi feito com a ajuda do fotojornalista Brunno Covello e de alunos da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

No vídeo de resposta à reportagem, os participantes desconstroem o discurso retratado pela TV Globo. “Somos humanos antes de ser haitianos ou brasileiros”, ressalta um dos haitianos. Assista abaixo:

Compartilhe:

1 / 8
1
03:46
‘Pretendo beneficiar um filho meu, sim’ diz Bolsonaro sobre embaixada
Em uma transmissão ao vivo pelas redes sociais, o presidente Jair Bolsonaro voltou a defender a nomeação de seu filho, …
2
03:15
Num ato de coragem, MBL pede desculpas publicamente
O jornalista Gilberto Dimenstein e a Catraca Livre já foram diversas vezes vítimas das milícias digitais do MBL com as …
3
03:04
O real motivo do ataque de Bolsonaro ao filme de Bruna Surfistinha
Jair Bolsonaro decidiu atacar o filme realizado por Deborah Secco sobre a ex-prostituta Bruna Surfistinha. Motivo oficial: o filme, usando …
4
02:13
Entenda os desdobramentos do caso Tabata Amaral no PDT
O PDT suspendeu a deputada federal Tabata Amaral e outros sete parlamentares que votaram a favor da reforma da Previdência, …
5
02:03
Incêndio em estúdio de animação em Japão deixa dezenas de mortos
Dezenas de pessoas morreram durante um incêndio criminoso que tomou conta do estúdio de animação da Kyoto Animation, na cidade …
6
02:19
Barragem abandonada corre risco de rompimento no interior de SP
Uma matéria publicada pelo G1 alerta para o risco de rompimento da barragem de água em Iaras, no interior de …
7
02:30
O que significa a gargalhada de Caetano Veloso?
Um vídeo do cantor Caetano Veloso gargalhando está viralizando nas redes sociais. O motivo da piada é a entrevista que …
8
01:51
Site ‘Não me Perturbe’ permite bloquear ligações de telemarketing
A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) lançou o Não me Perturbe, site que permite bloquear ligações de telemarketing. O sistema …