Haitianos gravam vídeo em resposta à declaração de Luciano Huck

Por: Redação

Haitianos que vivem em Curitiba publicaram um vídeo nesta segunda-feira, dia 20, em resposta a uma matéria que explora apenas a imagem de pobreza em seu país de origem. O protesto surgiu após a TV Globo veicular uma reportagem, no intervalo do jogo entre Haiti e Brasil, no último dia 8 de junho, que recebeu inúmeras críticas.

O vídeo mostrado seria apenas do bairro Cite Soleil, na capital Port-au-Prince, conhecido pela miséria e a violência. A reportagem também teria usado imagens de 2004, período em que o país vivia graves problemas políticos, e de 2010, quando foi devastado depois de um terremoto.

De acordo com os haitianos, a emissora ignorou aspectos positivos da região. Além disso, o apresentador Luciano Huck chegou a dar uma declaração sobre sua experiência no Haiti. “Depois do que vi, acho que a humanidade não deu certo”, afirmou.

O vídeo é uma resposta à reportagem veiculada pela TV Globo

A frase do apresentador causou indignação entre os imigrantes. Segundo eles, a atitude contribui para reforçar a xenofobia e outras dificuldades que eles enfrentam longe de seu país de origem. O vídeo foi feito com a ajuda do fotojornalista Brunno Covello e de alunos da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

No vídeo de resposta à reportagem, os participantes desconstroem o discurso retratado pela TV Globo. “Somos humanos antes de ser haitianos ou brasileiros”, ressalta um dos haitianos. Assista abaixo:

Compartilhe:

1
Entenda o acordo nuclear que envolve EUA x Irã
O assassinato do principal comandante militar iraniano, Qasem Soleimani, coloca o mundo em alerta. Mas, afinal, quais são as consequências …
2
Depois de ataque e perseguição, Porta dos Fundos é alvo de censura
A Justiça do Rio de Janeiro resolveu mandar retirar do ar “A Primeira Tentação de Cristo”, um Especial de Natal …
3
“Imprecionante”: ministro Weintraub comete novo erro de português
O ministro da Educação, Abraham Weintraub, escorregou de novo na língua portuguesa e a internet não deixou passar. Ao agradecer um …
4
Irã: ataque às bases dos EUA, queda de avião e terremoto
Em apenas uma noite, três eventos simultâneos no Irã fizeram com que a atenção de todo o mundo se voltasse …
5
Irã retoma programa nuclear e EUA podem ter tropas expulsas do Iraque
O assassinato do general iraniano Qassim Suleimani tem gerado uma série de desdobramentos no Oriente Médio, como a possível expulsão …
6
Entenda os impactos do fogo na Austrália
A Austrália vive uma das piores queimadas da história. A onda de calor que começou no mês de setembro não …
7
Oriente Médio: Trump aumenta tensão entre EUA e Irã
Qassem Soleimani, o maior comandante militar do Irã e chefe da Guarda Revolucionária Islâmica, foi morto em um ataque aéreo …
8
Apologia e flerte com a Ditadura no primeiro ano do Governo Bolsonaro
Se alguém tinha alguma expectativa de como seria o primeiro ano do governo de Jair Bolsonaro, 2019 ficará com certeza …