Holanda cria ciclovias solares para gerar energia limpa

Aproveitando os milhares de km de ciclovias, os holandeses podem usar o sol para gerar um pouco de energia; confira outras iniciativas do tipo

07/11/2014 16:53 / Atualizado em 04/05/2020 15:09

A Holanda ama bicicletas. São cerca de 18 milhões de bikes e quase 35 mil km de ciclovias. Agora, essa infraestrutura pode ser ainda mais eficiente, já que um projeto pretende pavimentar as ciclovias com placas de energia solar.

100 metros de SolaRoad podem alimentar até três famílias. Segundo seus criadores, 20% das estradas holandesas podem ser transformados em estradas solares.
100 metros de SolaRoad podem alimentar até três famílias. Segundo seus criadores, 20% das estradas holandesas podem ser transformados em estradas solares.

A SolaRoad, já tem até data para ser inaugurada. Em novembro, um trecho de 70 metros de ciclovia em Krommenie vai se tornar a primeira via de bikes geradora de energia solar do mundo.

Em obras desde 2009, o trecho conta com células solares de silício cobertas por uma camada de vidro temperado. O sistema pode, já de início, gerar energia suficiente para abastecer três famílias.

Estradas solares

O instituto TNO, criador da ciclovia solar, não pretende parar por aí. Os pesquisadores estimam que até 20% dos 140 mil quilômetros de estrada da Holanda poderiam ser adaptados em SolaRoads.

Nos EUA, o casal Scott e Julie Brusaw vem trabalhando há anos em um projeto semelhante. A Solar Roadway é, como deixa claro o nome, uma estrada feita de painéis. O casal explica que um painel solar no solo pode gerar menos energia do que um no telhado, considerando que o chão recebe raios solares de um ângulo pior por estar mais baixo. Mas a sacada do invento, segundo eles, é que há muito mais chão por aí  do que telhados e colocar painéis embaixo é mais fácil do que em cima.

No chão e na roupa

Não é só a rua que pode render alguns watts de energia. A agência de publicidade holandesa Gelderland Valoriseert, em parceria com a estilista Pauline van Dongen e o especialista em energia solar Gert Jan Jongerden, criou uma coleção de roupas chamada Wearable Solar. As peças permitem recarregar a bateria dos celulares a partir da energia absorvida do sol.

Os produtos, como um vestido e um casaco feitos com couro, lã e células fotovoltaicas, quando expostos ao sol por uma hora, permitem carregar metade da bateria dos smartphones.